A vida da Alagamares 2005-2017

 
 Alagamares - Triptico exterior-001
Desde a criação da Alagamares-Associação Cultural, em 9 Março de 2005, até à presente data, a associação realizou ou esteve envolvida em mais de uma centena de eventos, de âmbitos muito variados, estabeleceu parcerias com:
 
Centro Nacional de Cultura
 
Sociedade Portuguesa para o  Desenvolvimento da Educação e Turismo Ambientais (SETA)
Centro Mário Dionísio
 
TenChi International 
 
Chão de Oliva-Centro de Difusão Cultural em Sintra
 
Parceira da PPCULT- Plataforma pelo Património Cultural.

 
Confira os eventos realizados na lista abaixo:
 
2005
 
9 de Março- Fundação da associação, por um grupo de 46 entusiastas  nas Caves de S.Martinho, em Galamares
053
normal_reuniao180305-01
alagamares700dias
16 de AbrilJornada temática em Monserrate. Oito dezenas de associados participaram numa visita guiada ao Parque de Monserrate, a que se seguiu um sarau artístico em Galamares, com momentos de poesia, música erudita e actividades circenses.
normal_alagamaresjantar05

4 de JunhoPasseio guiado de evocação histórica e literária dos 650 anos da morte de Inês de Castro, em Coimbra, Montemor-o-Velho e Alcobaça, tendo sido realizada visita ao Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, Quinta das Lágrimas,castelo de Montemor-o-Velho e Mosteiro de Alcobaça.

normal_passeioInesdeCastro29

6 a 23 de Julho–  I Oficina de Teatro, orientada por Rui Mário, actor e encenador da companhia de teatro  Tapafuros realizada no Sport União Colarense. A oficina, com entrega de certificados, terminou com a apresentação da peça  ‘Que bom é estar no campo, Adelaide’ apresentada no Sport União Colarense.

normal_OficinadeTeatro03

20 de JulhoEscritura notarial da associação

normal_EscrituraAlagamares04

30 de JulhoPasseio náutico no estuário do Sado. Em sintonia com o verão, realizou-se um cruzeiro-turístico, a bordo da embarcação “Costa Azul”, no estuário do rio Sado, precedido de breve visita à Quinta da Bacalhoa.

normal_PasseioSado22
7 de AgostoParticipação na 12ª Feira Ecológica de Sintra, em S.Pedro.
 

19 e 20 de Agosto – Participação no COLARTES, Festival de Artes de Colares 2005.

COLARTES-01

15 de SetembroEleição dos primeiros  órgãos sociais para o biénio  2005-2007.

 
058

17 de Setembro–  Workshop “O Jardim-Horta”. Workshop em Gouveia, Sintra,  de plantas medicinais, aromáticas e flores comestíveis.

normal_JardimHorta03

4 de Outubro Debate com candidatos à Junta de Freguesia de S. Martinho, nas Caves de S.Martinho, em Galamares.

normal_DebateEleitoralOut2005-06

4 de Novembro Momento musical na Sociedade Filarmónica “Os Aliados”, em S. Pedro de Sintra com  Nimur – Memories of a Dreamscape, a “world music” do duo Improvisos, o ambiente musical do DJ ManMachine e a projecção (estreia em Portugal) da curta-metragem do realizador italiano Attilio Azzola, “Come un filo d’ Erba nel Prado”.

cartazmusic1

5 de Novembro-  Jornada evocativa do terramoto de 1755. Com início no Museu da Cidade, em Lisboa, foi feita uma evocação histórica do episódio do terramoto de 1755, tendo sido incluídos momentos de música barroca ao vivo e passeio guiado pela Baixa Pombalina, bem como almoço-convívio.

normal_Lisboa1755-27

4 de Dezembro  Passeio pedestre no Centro Histórico de S. Pedro de Penaferrim, percurso que abrangeu locais de reconhecido interesse patrimonial, cultural e natural de S. Pedro de Penaferrim, incluindo a Igreja de S. Pedro de Penaferrim, com os seus magníficos azulejos do séc. XVIII, a Sociedade Filarmónica “Os Aliados”, a casa onde faleceu o ilustre ministro de estado Rodrigues Sampaio, a Casa do Cipreste, do arquitecto Raul Lino, o Jardim da Vigia, etc.

 
2006
 

28 de Janeiro- Concerto com Big River Johnson,complementado pelos DJs Mauamor e ManMachine, realizado na União Recreativa e Desportiva Fontanelas e Gouveia.

bigriver150

11 de Fevereiro- Passeio de difusão da historia e tradições locais de Sintra realizado em Colares, orientado pelo escritor João Rodil.

 

18 de Fevereiro-  Evento musical na Sociedade Filarmónica Os Aliados, com som dos Almighty Love e da sua abordagem à World Music, participação de elementos dos Kump’ania Al-Gazarra e after-show party com o DJ ManMachine.

 

25 de Fevereiro Visita com abordagem histórica dos castelos e defesas militares na raia de Castela, em Marvão, Castelo de Vide, Alter do Chão e Mosteiro da Flor da Rosa, no Crato.

normal_alentejo08

4 de Março  1º Concurso de Banda Desenhada Infanto-Juvenil de Colares, em parceria com o Grupo Entropia e a Tertúlia BD de Lisboa, no Sport União Colarense, destinado a jovens com idades entre 8 e 16 anos, incluindo espectáculo musical dedicado às crianças.

18_632744110767187500_Alagamares

16 de Março  Festa do 1º Aniversário da Alagamares, na qual actuaram os músicos Paulo Lawson e Luís Santos, dos Segredos da Lua, bem como os elementos da Primo-Canto Associação Cultural. Eventos do 1º ano em

anivconv1

11 de Maio  Colóquio sobre crescimento e desenvolvimento em Sintra, debate aberto, participado e construtivo sobre as opções de desenvolvimento do concelho de Sintra, tendo em conta a tensão entre preservação ambiental, satisfação dum crescimento sustentável e visibilidade de oferta e competitividade do concelho.

coloquio_110506_01

20 de Maio Passeio esotérico no Parque da  Pena, guiado por José Medeiros, estudioso de saberes antigos.

normal_passeioPena04

21 de Maio- Homenagem a Fernando Lopes Graça, com concerto do Grupo Coral de Queluz na Sociedade União Mucifalense.

normal_GrupoCoralQueluz06

31 de Maio  Tertúlia sobre a obra “Era Cristovão Colón (Colombo) português?” de apresentação do livro “Era Cristovão Colón (Colombo) português?”, de Manuel Luciano da Silva e Sílvia Jorge da Silva, na Quinta da Regaleira.

 

17 de Junho-  Passeio pedonal e histórico da Estefânea à Vila Velha, no rasto de José Alfredo, cronista de Sintra.

cimg1100

6 de Agosto- Visita às Berlengas: o império das gaivotas.

 

12 a 30 de Julho II Oficina de Teatro da Alagamares, orientada por Rui Mário, realizada no Sport União Colarense.

2_oficina_teatro

29 de Setembro- A Alagamares marcou presença no I Encontro de Alternativas de Sintra, com um espaço de divulgação das suas actividades.

encontroalt1

13 de Outubro- Concerto rock’n’roll com Nicotine Orchestra, no Bar Vinil, Sintra

mail.google.com.jpg nico1tine

14 de Outubro- Aula de introdução ao Yoga-Sámkhya, o Yoga primordial, focando as 12 disciplinas técnicas do Yoga, realizada no Centro do Yoga Chakra em Sintra.

 

28 de Outubro Roteiro pelo litoral sintrense em busca da História Local, orientado pelo escritor João Rodil e pelos arquitectos Jorge Borges e Nuno Oliveira, desta feita dedicado à Praia das Maçãs e Azenhas do Mar.

pmacazenh500a

4 de Novembro 1ª Oficina de Artes Decorativas realizada no Sport União Colarense, incidindo na designada “técnica do guardanapo”.

 

17 de Novembro  Debate sobre a recuperação do Chalet da Condessa para assentar as formas de, enquanto sociedade civil, desperta e preocupada, actuar na busca dum final feliz para este imóvel, na altura ao abandono.

missaochalet1

1 a 3 de Dezembro- Jornada no Parque Natural de Montesinho,para conhecer um dos parques da rede de conservação da Natureza menos divulgados, e promover, através de caminhadas, o gosto pelas actividades de ar livre, única forma de conhecer as realidades ambientais. Ver em

monte1

16 de Dezembro  Concerto de Natal com grupo coral Ardecoro, grupo coral sintrense dirigido pelo maestro Pedro d’Orey, leva a cabo na igreja de S. Martinho, na vila de Sintra.

 
2007
 

16 de Janeiro- Concerto com Peace Revolution, um projecto musical suburbano sintrense que inclui na sua formação Carlos Bastos e Tito, dois músicos de referência.

concerto_peace_revolution

27 de Janeiro– Sessão de homenagem a um dos mais marcantes surrealistas portugueses, Mário Henrique Leiria, realizada no Bar 2 ao Quadrado, em Sintra.

homenagem_mario_henrique_leiria
IMG_2088

3 de Fevereiro– Visita da Alagamares ao Palácio de Belém e Museu da Presidência da República.

 

17 de Fevereiro a 9 de Março-  1ª Oficina de Percussão da Alagamares, orientada por Fernando Azeitona, com duração de 18 horas,dedicada aos ritmos do mundo e seus diversos instrumentos, sob o lema “À Roda dos Tambores”.

IMG_0064

4 de Março-  Passeio pedestre pelo litoral sintrense, ao longo das arribas no litoral do concelho de Sintra, partindo da Praia das Maçãs, passando por cima da Praia Pequena, descendo depois à Praia Grande e atravessando as arribas marinhas até alcançar a Praia da Adraga.

IMG_0007
 
P4040022

11 de Março-  Homenagem aos 20 anos do desaparecimento de Zeca Afonso. No espaço da Sociedade União Sintrense, uma exposição biográfica evocativa dos 20 anos passados sobre o desaparecimento de “Zeca” Afonso e espectáculo com bombos, cantar alentejano e artistas sintrenses.

cartazzecaaffonso500
 
HomenagZAfonso17
16 de Abril–  Passeio pedestre na Serra da Arrábida,  passagem pela Serra do Risco, visita ao Convento da Arrábida e Fortaleza de S. Filipe.
 
3 a 5 de Maio–  III Encontro de História de Sintra no Palácio Valenças, em Sintra,que congregou um vasto conjunto de intervenções, a maior parte originais, com incidência na história e historiografia de Sintra.
3_encontro_historia_sintra
normal_3encontrohist01

30 de Junho- Passeio pedestre nocturno entre a Azóia e a Capela da Peninha

 
15 de Agosto–  Passeio pedestre entre a Barragem do rio da Mula e o Convento dos Capuchos que passou pelo Tholos do Monge e pelo Convento dos Capuchos, Sintra.
 

8 e 9 de Setembro- Encontro Fotográfico Olhar Sintra .A Alagamares-Associação Cultural, com o apoio da comunidade fotográfica ReflexosOnline, realizou  o Encontro Fotográfico Olhar Sintra. O percurso do Encontro incluiu o centro histórico, a paisagem cultural e a zona litoral de Sintra.

normal_OlharSintra_01

11 de Outubro- Eleições dos órgãos sociais para o biénio 2007-2009.

 
10 e 11 de Novembro- Passeio pelas aldeias históricas de Penha Garcia, Monsanto, Belmonte, Sortelha, Sabugal e Guarda. Vertente cultural e pedonal.
 
1 e 2 de Dezembro–  Workshop de iniciação à Gaita de Foles , em Sintra.

gaitaalagamares2007Ver eventos até 2007 em

 
2008
 
5 de Janeiro- Visita aos tesouros do Hermitage exposição patente no Palácio Nacional da Ajuda.
 

3 de Fevereiro–  Roteiro pedonal em Lisboa sobre o Regicídio de 1908  contou com o apoio da Hemeroteca de Lisboa, assinalando os 100 anos do mesmo.

 

13 de Fevereiro-  400 anos do Nascimento do Padre António Vieira  numa evocação da sua obra e pensamento feita por Miguel Real e José Eduardo Franco, evento que decorreu na Casa Mantero em Sintra.

P2130074

23 de Fevereiro-  Prova Bachiana,  prova de vinhos na Binhoteca, em Sintra,  com acompanhamento de um duo de cordas que interpretou obras de Bach.

 
1 de Março- Colóquio em São João das Lampas destinado a debater o modelo de ordenamento de território existente, nomeadamente o Plano Director Municipal de Sintra na perspectiva da zona de São João das Lampas no presente e no futuro, após revisão dos actuais instrumentos de gestão territorial.
 

2 de Março–  Visita de sensibilização ao Chalé da Condessa d’Edla com enquadramento histórico e artístico do mesmo, bem como visita crítica às obras, numa altura em que se temia pelo seu restauro.

Visita ao Challet da Condessa 048
9 de Março- Festa do 3º Aniversário.
 
9 de Maio– Peça de teatro IGNARA#FAZER O TRABALHO DE CASA. O grupo  de teatro TeatroMosca apresentou em colaboração com a Alagamares as primeiras representações da peça de teatro IGNARA#FAZER O TRABALHO DE CASA na Casa Mantero.
postal-IGNARA-1-frentefinal1
10 de Maio-  Visita a Monsaraz , Aldeia da Luz e Herdade do Esporão, com o apoio da Associação ADIM de Monsaraz.
 
11 de Maio- Visita conjunta da Alagamares e da SETA ao Parque da Pena. Esta visita consistiu num olhar mais científico sobre as plantas, a natureza e a flora do Parque, tendo como guia Fernando Louro Alves presidente da Sociedade Portuguesa para a Educação e o Turismo Ambiental (SETA).
 
30 de Maio a 1 de Junho-  3º Encontro de Alternativas de Sintra nos jardins da Casa Mantero.
 

18 de Junho– Conferência de imprensa denunciando o encerramento arbitrário dos jardins de Seteais.

 

1 de Outubro- Jantar debate sobre a revisão do plano de Sintra.

debate_plano_sintra

5 de Outubro– Baptismo de voo em Benavente em aviões ultraleves para os associados que se quiseram associar.

 

11 de Outubro-  Visita ao Bairro da Cova da Moura em cooperação com a associação Moinho da Juventude. Ver em

17 de Outubro- 65: Ida à Casa de Teatro de Sintra ver a peça “Concerto para 3 irmãs”, inspirada na obra “3 irmãs” de Tcheckov.
 
6 e 7 de Dezembro– Passeio no Parque Natural da Serra da Estrela .Visita ao Centro de Interpretação (CISE), em Seia, Sabugueiro, Torre, Manteigas e Folgosinho.
 
20 de Dezembro– Convívio de Natal.
 
2009
 

6 de Fevereiro- Jantar temático sobre os Mistérios da Serra de Sintra, com Vitor Manuel Adrião, Luis Filipe Sarmento e João Rodil como oradores.

 

7 de Março- 4º aniversário da Alagamares,  a celebração teve lugar na sede e contou com a  participação musical dos Aganjú.Ver reportagem em

P3070001

14 de Março– Sob proposta da Alagamares, nasce a PAACS- Plataforma das Associações e Agentes Culturais de Sintra, reunindo uma vintena de associações locais.

paacs

4 de Abril-  Passeio ambiental e botânico pela orla costeira, do Magoito às Azenhas do Mar.

 

5 de Abril- Espectáculo de encerramento da III 0ficina de Teatro no Espaço 2M em Mem Martins.

 
7 de Maio-  Jantar Debate acerca da gestão de Sintra enquanto Património Mundial, evento foi feito no âmbito da comemoração dos 75 anos do Jornal de Sintra,em Arneiro dos Marinheiros.
 

4 de Julho-  Passeio a Vila Velha de Ródão, de comboio. Com excelente apoio local da autarquia, descoberta de património desconhecido e de avifauna em vias de extinção- grifos, cegonhas pretas,etc. Ver em

P1010166

1 de Outubro-  A Alagamares e a Casa das Cenas, associações culturais de Sintra , amantes da música, promoveram um momento de celebração da música para quem quisesse partilhar o seu gosto pela música.

 

12 de Novembro- Eleição dos corpos sociais para o biénio 2009-2011.

 

26 de Novembro– Encontro com escritores sintrenses na Casa do Teatro de Sintra. Moderado por Miguel Real, participação de Ana Costa Ribeiro, Filipe Fiúza, Luís Bento, António Sales e Ana Martins.

_mg_5669_2

5 de Dezembro-  Recital de piano assinalando os 80 anos do falecimento da Condessa d’Edla, pelo pianista Miguel Sousa, do conservatório de Évora. No Palácio Valenças, em Sintra.

concerto_piano

2010
 

2 de Fevereiro–   Tértúlia em colaboração com o centro Mário Dionísio na Casa de Teatro de Sintra, para apresentação do livro de Castro Rodrigues “Um cesto de cerejas”.

jcx_0002-1

20 de Fevereiro- Roteiro pedonal e poético sob o tema “Sintra na Pena dos Seus escritores”, entre a Estefânea e Seteais.

normal_VilaVelha01
 

Janeiro/Fevereiro– IV Oficina de Teatro, orientada por Rui Mário. Desta feita procedeu-se a uma homenagem a Maria Almira Medina.
jgmc_100213_190959
 
Alag_III Oficina de Teatro 02-64

14 de Abril- Encontro com escritores moderado por Jorge Telles Menezes no Espaço Reflexo em Sintra. Intervenção de Marta Amado, Augusto Carlos, Gonçalo Nuno Neves e Sérgio Luís Carvalho.

cimg2456

7 de Maio- I Mostra da PAACS em S.Pedro de Sintra, com exposições, teatro, workshops e espectáculos.Impulsionado pela Alagamares este evento juntou mais de 20 associações e 25 eventos, numa jornada balizada pela demonstração de unidade e cooperação entre os agentes de cultura em Sintra.

cimg2694-3
20 de Maio– Tertúlia literária com António Redol, Filomena Marona Beja e Ana Cristina Silva, moderada por Miguel Real. Em Sintra.
 

18 de Setembro- Passeio no Douro e Museu do Côa.

 
9 de Outubro- Conferência “Mário Dionísio e Galamares” por Eduarda Dionísio e Filomena Marona Beja. Participação da Casa da Achada. Reportagem em
 
 

foto- paulo escoto-24

5 de Novembro– Caminhada nocturna e leitura de poesia na serra de Sintra.

5778-1

18 de Dezembro– Concerto evocativo dos 125 anos da morte de D.Fernando II por José Bon de Sousa (piano) e João Pereira Coutinho (flauta) no palácio de Monserrate.

18122010105
2011
 

17 de Fevereiro- “Cultura e Crise” debate no bar Sabot, em Sintra.Painel vivo e participado, personalidades como Luís Filipe Sarmento, Filipe de Fiúza, Jorge Telles de Menezes, Fernando Morais Gomes, Filomena Oliveira, Rui Mário e muitos outros debateram a forma como Sintra, pode pela inscrição activa dos agentes culturais, desenvolver sinergias que potenciem resultados multiplicadores, afastando o “sindroma do pânico” que a não acção poderia gerar.

     8046424_G3sl0

7 de Maio- Recital de harpa e canto na Igreja de S.Pedro com Helena Carvalho Pereira e Salomé Matos. Ver em

 
Em Maio de 2011 após 5 anos de vicissitudes acompanhadas de perto pela Alagamares reabriu o Chalé da Condessa, prova de que quando há vontade e empenho a obra nasce. Do processo cívico que a Alagamares despoletou, junto com cidadãos sintrenses.
 
 1 de Julho– Colóquio sobre o Pensamento Português Contemporâneo, com Miguel Real e Renato Epifâneo, no bar Salla de Estar, Sintra
DSCN0910
5 de Julho– Por iniciativa conjunta da Alagamares e do Centro Nacional de Cultura foi descerrada uma lápide evocativa na casa da Vila Velha onde viveu o escritor sintrense M.S.Lourenço.
05072011311
25 de Outubro-Eleição dos órgãos sociais para 2011-2013
IMG_2771-1
19 de Novembro-Colóquio sobre a Reforma da Administração Local com representantes dos partidos, no Palácio Valenças, Sintra.
Debate19112011c-1
4 de Dezembro– Tertúlia evocativa do ano de todos os perigos: 1961. A  Alagamares reuniu no Legendary Café, em Sintra, um animado grupo de tertulianos que ouviram  histórias contadas por Carlos Matos Gomes, coronel comando e autor de vasta obra sobre a Guerra de África, e Rodrigo Sousa e Castro, capitão de Abril, membro do extinto Conselho da Revolução e responsável depois de Abril pela extinção da PIDE/DGS.
6455833907_faae2a91f3_z
2012
13 de Janeiro– Evocação da presença templária em Sintra e suas influências, numa tertúlia no Café Saudade, tendo sido orador o escritor João Rodil.
12 de Fevereiro– Visita ao Museu do Fado
transferir
Durante o mês de Fevereiro, decorreu um workshop de 3 sessões sobre a temática “Portugal, Mito e Simbólica”, também ministrado por João Rodil
18022012744
5 de Março– No Café Saudade, o lançamento de “O Segredo de Barcarrota” de Sérgio Luís Carvalho, apresentado por Miguel Real
424552_3035578766790_1182582740_32472514_1952982622_n

9 de Março- No Sport União Sintrense, festa do 7º aniversário, com evocação de Zeca Afonso nos 25 anos do seu desaparecimento e homenagens a Filomena Oliveira(Artes Performativas)Fernando Sousa (Cidadania) e Jorge Telles Menezes(Literatura). Ver em

7AL2-4
Entre Fevereiro e Março decorreu a V Oficina de Teatro, com performance a 18 de Março:

28 de Abril– Na Sociedade União Sintrense, debate sobre as árvores e protecção da floresta em Sintra, com o arquitecto Gonçalo Ribeiro Telles e representantes de diversas entidades, ambientalistas e população.Ver em

coloquio2012
5 de Maio– Roteiro do Pão e da água na freguesia de São João das Lampas
27 de Maio-Visita crítica ao Convento dos Capuchos
270520121076
15 de Setembro- Tertúlia com Rui Zink, moderada por Miguel Real, no Café Saudade, Sintra
557104_3791542110387_633068385_n
20 de Outubro– Tertúlia no Legendary Cafe(Sintra) com Maria Teresa Horta.
269924_269927419776985_130321479_n
31 de Outubro- Leitura encenada de textos do encenador Nuno Vicente em torno de casas ao abandono em Sintra, a cargo das actrizes Carla Dias e Susana C.Gaspar, seguido de debate sobre as questões da defesa do património em tempo de crise. No Café Saudade.
31102012152
18 de Novembro– Visita crítica ao Palácio de Queluz
IMG_4474
2013
9 de Março-8ºAniversário, com debate sobre política cultural e actuação dos Orbesirindo no Legendary Café. Participação de Gabriela Canavilhas, Miguel Real e José Manuel Fernandes, entre outros.
Coloquianiversario20132
Em Fevereiro/Março decorreu também uma campanha pela classificação do eléctrico de Sintra como monumento de interesse concelhio, após a Direcção Geral do Património Cultural ter negado a classificação como de interesse nacional, e após a Alagamares suscitar o assunto junto das entidades e ter juntado mais de 500 assinaturas.
27 de Abril-Visita pedonal à serra de Sintra e ao convento da Peninha.
Cartaz_Alagamares
4 de Agosto-Visita crítica às obras de reabilitação do Castelo dos Mouros.
1098439_693829850643537_2118264295_n
19 de Setembro– Em parceria com o Chão de Oliva, debate sobre política cultural, na Casa de Teatro de Sintra, com os candidatos às eleições autárquicas de 29 de Setembro.
 DSC_0365
14 de Dezembro– Jantar de Natal no restaurante Ares da Serra, em Galamares
2014
17 de Janeiro-Apresentação no Café Saudade do livro de poesia de João Afonso Aguiar “Ab Initio”
1545719_718090311543483_928135554_n
31 de Janeiro-Debate no Café Saudade em torno dos problemas do Centro Histórico de Sintra
15 de Fevereiro-Eleição dos órgãos Sociais 2014-2016.
 Imagem 212
8 de Março– Colóquio assinalando os 100 anos da criação por Fernando Pessoa dos seus heterónimos, na Casa Mantero, Sintra. 
IMG_20140308_165225
AlagamaresCartaz_Gonçalo
8 de Março– Jantar do 9º aniversário da Alagamares no restaurante D.Pipas, Sintra.
IMG_20140308_2043234 de Abril- Apresentação no Legendary Cafe, em Sintra, do livro de Sérgio Luís Carvalho “A Última Noite em Lisboa”, com comentários de Miguel Real e da editora Cristina Ovídeo.
10167982_10152011115988263_1369494653_n5 de Abril-A Alagamares, bem como o seu Vice presidente João Rodil recebem 2 troféus Cultura atribuídos pela Saloia TV
IMG_20140405_19022219 de Abril– Apresentação no Café Saudade do livro de Manuel Gandra “A.A.Carvalho Monteiro.Imaginário e Legado”
24 de Abril– Nos 40 anos do 25 de Abril, evocação da obra de Carlos Paredes, na Vila Alda, com o Duo Avesso, Ivo Eloy ( violino) e Pedro Hilário (guitarra)
DSCF0436-001
10 de Maio– Visita crítica à Quinta da Ribafria visando elaborar relatório e acompanhamento da recuperação do local
DSCF0489-300x202
29 e 30 de Maio- IV Encontro de História de Sintra
DSCF0573-001
21 de Junho– Ida colectiva ao teatro na Casa de Teatro de Sintra, a ver a peça “Os Ilusionistas”
27  de Junho– Tomada de posição pública contra o abate de tília centenária no Centro Histórico de Sintra
28 de Junho– Visita a Elvas e Campo Maior
DSCF0681
2 de Agosto– Visita ao Museu de S.João de Deus, na Casa de Saúde do Telhal
20140802_121751
29 de Agosto– Promoção de ida de um grupo ao teatro a ver a peça “Sonho de Uma Noite de Verão”, pelos Tapafuros, no Parque da Liberdade, em Sintra.
2 de OutubroNo MU.SA- Museu das Artes de Sintra,(antigo Casino) decorreu a apresentação do livro de Filomena Marona Beja “Franceses, Marinheiros e Republicanos”. Além da autora, intervieram os escritores Miguel Real e Sérgio Luís Carvalho, e o presidente da Alagamares, Fernando Morais Gomes.
20141002_1902295 de Outubro– Visita à Casa Museu Leal da Câmara
20141005_12445315 de Outubro-Na Biblioteca de Sintra decorreu o lançamento em Sintra da obra de Liberto Cruz Felicidade na Austrália, apresentada por Miguel Real, Manuel Brito, da Editora Estampa e Fernando Morais Gomes, da Alagamares
20141015_192720
22 de Novembro– Espectáculo de reabertura do Salão de Galamares, com a participação do Ardecoro, Sons da Terra e Dona Elvira.
10801543_407953169357625_1570080716549235697_n6 de Dezembro– Apresentação no Salão de Galamares da peça de Luís de Sttau Monteiro “Felizmente há luar!” representada pelo grupo de teatro da Universidade da Terceira Idade de Sintra.
unnamed13 de Dezembro-Jantar de Natal, no restaurante Ares da Serra
20141213_21150916 de Dezembro– Apresentação no MU.SA-Museu das Artes de Sintra, do livro de António Tavares, vice presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, “As palavras que deverei escrever um dia”, finalista do Prémio Leya 2013, com a participação do autor, da editora Maria do Rosário Pedreira e do crítico Miguel Real.
20141216_183544
26 de Dezembro– Tomada de posição contra a descaracterização do Hotel Central, na Vila de Sintra, com uma estrutura metálica
P1040010
2015
15 de Janeiro– Tertúlia poética no Legendary Cafe evocativa dos 10 anos dos Meninos d’Avó
10397165_10152831281228598_1582490357053285618_o-00112 de Fevereiro– Exibição no MU.SA do documentário de Miguel Ferraz “Barros Queiróz, figura moral da República”, sobre o homem que proclamou a República em Sintra.
Barros-Queiroz-221 de Fevereiro– Debate “O Islão e o Ocidente” no MU.SA, com José Rodrigues dos Santos, Basílio Horta, Ana Gomes, José Manuel Anes, Saoud Eltayari e Mamady Sissé.
9474 de Março– Debate “Sintra 20 Anos de Património Mundial” no MU.SA com Sidónio Pardal, Cardim Ribeiro, Nunes Correia, Basílio Horta, João Rodil e Gerald Luckhurst.
IMG_04747 de Março- 10º aniversário da Alagamares no Salão de Galamares. Foram homenageados Miguel Real, o teatro TapaFuros e a Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra. Actuaram o Grupo Coral de Queluz, Rui Mário, Cláudia Faria, Paulo Campos dos Reis e Susana Gaspar, além das bandas Paradoxo e Reckless Society
18103052_YcUMc
26 de Março- Tertúlia dedicada a Ruy Belo no Legendary Cafe, em parceria com a Caminho Sentido e o Tapafuros
11073394_10206280913051202_6721361205732755394_n29 de Março– Visita a Monserrate, guiada pelo arq. Gerald Luckhurst
11074714_10206287281210402_5399782741825662346_n
23 de Abril-Tertúlia dos Meninos d’Avó no Legendary Cafe sobre Ralph Waldo Emerson
11148845_10205095502485523_6568188747452715926_n
7 de Maio– Invocação da Geração d’Orpheu na Quinta do Relógio (Galeria Sintra Magic) pelo escritor João Rodil
11193222_10206589582527746_3938903116453953464_n
 30 de Maio-Visita a Tomar Templária
10413329_10205357137226228_722361765895157209_n23 de Julho-Apresentação no Café Garagem da obra de Raquel Ochoa “As Noivas do Sultão”
DSCF086525 de Julho- Ida colectiva à Quinta da Regaleira para ver “Os Lusíadas” pela Musgo Cultural
11800155_841819592521191_7855777666581574364_n12 de Setembro– Visita ao Centro Histórico de Belas
DSC_005626 de Setembro– Evento dedicado à Guiné-Bissau, no MU.SA, em colaboração com a Uno e a Éter Cultural
unnamed
5 de Novembro– Apresentação no MU.SA, Sintra, do livro de Filomena Marona Beja “Um rasto de alfazema”
12207747_10206356960301180_1277303862_n21 de Novembro– Caminhada na serra de Sintra com observação de cogumelos
DSCF108419 de Dezembro- Homenagem a Luís Filipe Sarmento e jantar de Natal, com actuação de Débora Rodrigues, Maria Anadon, Davide Zaccaria e Pablo Álcantara.
734761_10206588467288710_8111063985975244541_n
 2o16
9 de Janeiro– Lançamento da Alagamares TV
1923286_10206731958595903_4634312300142904619_n
16 de Janeiro– Eleição dos órgãos sociais 2016-2018
12512602_10206774156850833_5578256466713772028_n
9 de Março- Jantar do 11º Aniversário, no restaurante O Túnel

 17 de Março– Encontro com o escritor João Melo no MU.SA-Museu das Artes de Sintra
 
1936275_10207191866573315_811364001170127001_n-00131 de Março– Tertúlia com Richard Zimler no Sintra Boutique Hotel
12935226_10207371721069565_1685452010_n21 de Abril– Primeira Ofensiva Amada no Centro Cultural Olga Cadaval, Sintra
13081943_10207541890803702_1812708976_n
30 de Abril– Roteiro Pedonal Sintra:Estórias de uma Vila
13096291_868579149931829_5859871665253182108_n
 6 de Maio- Tertúlia com o poeta do Haiti James Noël, no café Garagem, Sintra
13183175_693390147467800_2058226753_n19  de Maio– Segunda edição da Ofensiva Amada
13267921_602676143221875_5039116208311103133_n7 de Junho– Mozart por Carlos Otero, no MU.SA, Sintra
13384895_10207850599921237_342055192_n16 de Junho– Terceira Ofensiva Amada, no C.C.Olga Cadaval
13466379_612379225584900_1759089356585477563_n2 de Julho– Roteiro em Évora e Arraiolos
IMG_20160702_092537-18 de Julho– Pessoa na Primeira Pessoa, no bar Garagem, Sintra
IMG_20160708_22141321 de Julho– Quarta Ofensiva Amada
13600319_623156084507214_7662101030034382171_n14 de Outubro-Tertúlia poética com o espanhol Isaac Alonso e a argentina Cláudia Schvartz, apresentados por Luís Filipe Sarmento no Café Garagem, em Sintra.
img_20161014_22142827 a 29 Outubro– V Encontro de História de Sintra, no Palácio da Vila, em Sintra, no âmbito dos 200 anos do nascimento de D. Fernando II
14900378_10209069926003627_4835969033542967361_n10 de Dezembro- Sessão no Chão de Oliva para assinalar 40 anos de poder local democrático.
img_20161210_183504-001
2017
4 de FevereiroVisita ao museu do Aljube, Museu do Chiado e Museu de S. Roque
16427545_10210002261551433_4686456878739080222_n
9 de Março– Debate no MU.SA, Sintra sobre Políticas para o Património, com Luís Raposo, Isabel Veiga Cabral e Carlos Fernandes
IMG_20170309_183723
 
11 de Março-Festa do 12º aniversário da Alagamares, com homenagens a Pedro Macieira, Sérgio Luís Carvalho e Uno
17201326_10210323063411279_6886981803883539892_n
25 de Março-Caminhada da Primavera com plantação de 50 árvores em Monserrate. Início do protesto contra o abate de 1400 árvores na Lagoa Azul

17457949_10209102711748509_8433541759252828561_n
17361775_10212392055905954_6889736554796722445_n
25 de Março– Tertúlia sobre a Geringonça com André Freire no Metamorphosis
 IMG_20170325_231848-001
 9 de Abril- Tertúlia no NewsMuseum em torno dos 100 anos da revolução russa, com José Milhazes, Gonçalo Salvaterra, João Soares, José Gusmão e Mendo Castro Henriques
Museump1051blog
Share Button