Torneio de Futebol de Cinco do Grupo Desportivo e Cultural de Galamares

Vai o Grupo Desportivo e Cultural de Galamares levar a efeito no mês de Julho um torneio de futebol de cinco alargado a 8 equipas divididas em 2 grupos, o qual terá lugar nas instalações da União Mucifalense nos dias e horas referidos no Regulamento que se anexa, com final no dia 29 de Julho, segundo dia das festas anuais de Galamares, que terão lugar nesse fim de semana.
Inscrevam-se, ou passem palavra a grupos de amigos que queiram formar equipas, preenchendo as fichas anexas e participem nesta festa do Desporto e de Sintra. Dúvidas serão esclarecidas pelo mail gdcgalamares@gmail.com ou pelo telefone 924203824.
Depois de verificados os documentos e aceite a inscrição, será enviado um mail com o IBAN ou local para proceder ao pagamento da mesma.
Inscrições- até 15 de Junho.
Sorteio- 24 de Junho, 21h
Torneio- Entre 1 e 29 de Julho. Total de 5 jogos por equipa.
 
REGULAMENTO E DOCUMENTAÇÃO
  1. INTRODUÇÃO

O presente regulamento aplica-se ao Torneio de Futebol de 5 do Grupo Desportivo e Cultural de Galamares, doravante designado GDCG, a realizar no Verão de 2017.

1.1. Organização

A Organização do Torneio é da responsabilidade do GDCG.

1.2. Objetivos

São objetivos principais desta atividade:

  • Permitir o convívio saudável e generalizado a toda a população de Galamares e da região envolvente
  • Promover a prática da atividade desportiva;
  • Possibilitar o desenvolvimento de competências individuais como praticante da modalidade;
  • Angariar fundos para a realização das iniciativas do GDCG
  1. PARTICIPAÇÃO

A participação neste Torneio está aberta a equipas não profissionais do concelho de Sintra, atletas que não estejam inscritos nesta época na FPF nas modalidades de Futsal e Futebol de 11, e a grupos de cidadãos individuais ou em representação de coletividades, empresas ou outras entidades privadas, assim como a outras equipas convidadas pela Organização, em caso de insuficiência numérica de equipas locais.

2.1. Equipas

A realização deste torneio está limitada a um número de 8 equipas inscritas.

Cada jogador só poderá representar uma equipa neste torneio.

Caso não se forme o número pretendido de equipas, a organização poderá estender o convite a outras equipas por sua iniciativa

2.2. Participantes

As equipas serão formadas por um número de 5 a 12 jogadores, e ainda:

  • 1 responsável, que poderá desempenhar o papel de técnico ou treinador, que pode ser igualmente jogador, e que, nesse caso, será o capitão e deverá participar sempre no jogo
  • 1 delegado, para acompanhamento da mesa de jogo, devendo manter-se ao longo dos jogos, devendo comunicar a sua substituição com 24 h de antecedência, em caso de impedimento.

A inscrição de participantes deverá ser criteriosa. A capacidade motora e fisiológica para a prática desportiva dos jogadores é da responsabilidade das respetivas equipas.

2.3. Inscrições

A Ficha de Inscrição está disponível no site do GDCG, onde poderá ser consultada e descarregada e impressa em papel.

Depois de preenchidas, as inscrições poderão ser enviadas para o endereço gdcgalamares@gmail.com até às 15:00 horas do dia 15 de Junho com indicação do nome, idade e morada de todos os elementos previstos no ponto anterior.

Após o final do prazo de entrega das inscrições já não será permitida a inscrição de novos jogadores.

Para a inscrição devem ser entregues obrigatoriamente os seguintes documentos:

Fotocópia do Bilhete de Identidade/Cartão do Cidadão de cada elemento;

Ficha de inscrição de equipa, devidamente preenchida;

Cópia do seguro desportivo ou declaração da equipa assumindo responsabilidade por qualquer eventualidade no âmbito do torneio, incluindo ocorrências durante os jogos e até 2 horas antes ou depois dos mesmos.

Termo de responsabilidade conforme modelo em anexo;

Inscrição no valor de 200 euros, a pagar até 15 de Junho junto da organização ou da instituição bancária por si indicada;

O seguro desportivo ou outro que cubra atividades desta natureza, é facultativo, e é da responsabilidade das equipas e/ou jogadores.

A realização do referido seguro é recomendada pela organização, a qual não se responsabiliza por qualquer acidente ocorrido durante esta atividade.

A inscrição de um novo jogador deve ocorrer até 24h antes do jogo em que o mesmo venha a ser apresentado, acompanhando a inscrição a documentação solicitada para os demais, sob pena de invalidade e não aceitação da mesma.

  1. LOCAL DE COMPETIÇÃO

A competição decorrerá no recinto localizado no campo de jogos da União Mucifalense, em Mucifal, Colares, em calendário a definir na reunião para sorteio das equipas, a realizar pelas 21h do dia 24 de Junho de 2017 no Salão de Galamares ou em outro local a definir e a anunciar oportunamente, onde deverão estar presentes os representantes das equipas, previamente convocados.

Os jogos realizar-se-ão nos dias 1,7,15,23 e 29 de Julho, sendo os jogos de 1,7,15 e 23 entre as 19h e as 23h30m, e os de 29 de Julho, pelas entre as 16h e as 21h.

Serão constituídos dois grupos de 4 equipas, que jogarão no seguinte calendário:

1 de Julho

1 e 3 do Grupo A

1 e 3 do Grupo B

2 e 4 do Grupo A

2 e 4 do Grupo B

7 de Julho

1 e 4 do Grupo A

1 e 4 do Grupo B

2 e 3 do Grupo A

2 e 3 do Grupo B

15 de Julho

1e 2 do Grupo A

1 e 2 do Grupo B

3 e 4 do Grupo A

3 e 4 do Grupo B

23 de Julho

1º do Grupo A-2º do Grupo (Jogo 1)

1º do Grupo B- 2º do Grupo A (Jogo 2)

3º do Grupo A- 4º do Grupo B (Jogo 3)

4º do Grupo A- 3º do Grupo B (Jogo 4)

29 de Julho

Vencedor do Jogo 1- Vencedor do Jogo 2

 

FINAL- Vencedores dos Grupos A e B

  1. EQUIPAMENTO

O equipamento deverá ser homogéneo entre os jogadores da equipa. À falta de camisolas iguais, a equipa poderá apresentar coletes, devendo os mesmos ser numerados. As equipas deverão apresentar dois equipamentos de cores diferentes, e indicar no momento da inscrição as cores e características do equipamento principal e do alternativo.

  1. ARBITRAGEM E SECRETARIADO

5.1. Árbitros

A arbitragem de cada jogo é realizada por um árbitro ou dois nomeados para o efeito pela Organização. Na falta de um ou dos dois árbitros, a Organização e as equipas em jogo deverão encontrar substituto(s) entre os presentes. Não se poderá disputar nenhum jogo sem pelo menos um árbitro.

Em caso de divergência de opinião entre a equipa de arbitragem, prevalecerá a decisão do árbitro principal.

O árbitro principal deverá colocar-se do lado oposto à mesa de jogo e o árbitro auxiliar do lado da mesma, devendo ambos acompanhar de perto as situações de jogo, informar os jogadores acerca das decisões e manter a comunicação necessária com a mesa de jogo.

5.2. Mesa de Jogo

A mesa de jogo é composta por, pelo menos, 3 membros: 1 representante da Organização e 2 delegados das equipas em confronto.

São funções da mesa cronometrar o tempo de jogo, preencher o Boletim do Jogo, identificar os praticantes, sinalizar o final dos períodos de jogo, informar a equipa de arbitragem de todos os dados necessários para o normal decorrer do jogo, manter atualizado o placard com a marcação dos golos e tempos mortos e fornecer garrafas de água (gratuitas) aos jogadores e equipa de arbitragem.

Na mesa de jogo deverá existir o seguinte material:

  • 1 placard para marcação de golos;
  • 1 corneta sonora de avisos;
  • 1 cronómetro;
  • Folhas de inscrição das equipas em jogo;
  • 1 boletim de jogo;
  • 2 bolas;
  • Garrafas de água de 33cl, em número suficiente, para todos os participantes no jogo.
  1. PONTUAÇÃO E DESEMPATES

6.1. Pontuação

A pontuação dos jogos é atribuída de acordo com os seguintes resultados:

  • Vitória …………………….. 3 pontos
  • Empate …………………… 1 pontos
  • Derrota …………………… 0 pontos
  • Falta Administrativa ….. 1 ponto de penalização
  • Falta de Comparência .. 0 pontos

Nas situações que configurem a atribuição de Falta Administrativa ou de Falta de Comparência, para efeitos de “goal-average”, será atribuída uma derrota por 5-0 à equipa infratora, sendo sempre atribuídos os pontos da vitória à equipa que cumpre o regulamento, ou a nenhuma, se ambas estiverem em incumprimento.

Nenhum jogo poderá prosseguir se uma das equipas ficar reduzida a menos de 3 jogadores.

6.2. Desempates

Em caso de igualdade pontual entre duas ou mais equipas, serão aplicados, pela ordem apresentada, os seguintes critérios de desempate:

  1. Resultado do jogo entre as equipas empatadas;
  2. Diferença entre golos marcados e sofridos (“goal-average”), no total dos jogos realizados pelas equipas empatadas.
  3. Equipa com mais golos marcados no total dos jogos realizados entre todas as equipas.
  4. Equipa com menos golos sofridos no total dos jogos realizados entre todas as equipas.
  5. Equipa com menor número de infrações disciplinares (cartões) averbadas durante a realização da competição:
  • Cartão amarelo ————————————- 1 ponto
  • Cartão vermelho (por acumulação) ———– 5 pontos
  • Cartão vermelho (direto) ———————– 15 pontos
  1. Equipa com média de idades mais baixa.
  2. Na meia final, subsistindo empate ao fim do tempo regulamentar, haverá prolongamento de 10m, com mudança de campo ao final de 5m. Se mesmo assim subsistir igualdade no marcador, será a partida decidida através de 5 pontapés lançados da zona da marca de grande penalidade.
  3. DURAÇÃO E HORA DO JOGO

7.1. Duração dos Jogos

A duração de cada jogo é de 50 minutos, divido em duas partes de 25 minutos cada, com um intervalo de 10 minutos, entre as duas partes, seguido de mudança de campo.

As equipas têm a possibilidade de pedir 1 (um) minuto de tempo morto em cada parte.

O tempo de jogo é controlado pela mesa, na modalidade de “tempo corrido”, apenas com paragem por indicação da equipa de arbitragem.

7.2. Hora do Jogo

Os jogos têm início à hora marcada. Se à hora prevista alguma equipa não estiver presente ou não apresentar pelo menos cinco jogadores, existirá uma tolerância de 10 minutos. Após esta tolerância, se alguma equipa:

  1. a) não estiver presente ser-lhe-á averbada Falta de Comparência;
  2. b) não apresentar o mínimo de quatro jogadores, não poderá realizar o jogo, sendo-lhe averbada uma Falta Administrativa.

Todas as equipas e árbitros deverão estar presentes no local da competição 15 minutos antes da hora prevista para início do jogo, de modo a que seja respeitado o calendário dos jogos, assim como para se realizar o necessário e correto aquecimento físico.

O atraso na comparência das equipas em campo superior a 10m originará falta de comparência, penalizada com um resultado de 5-0

7.3. Substituições

As substituições serão volantes, dependentes da autorização do árbitro.

7.4.Instalações

O GDCG é responsável pela manutenção da disciplina nas instalações desportivas, devendo dar apoio aos atletas, árbitros e representantes das equipas.

As equipas têm direito à utilização de um balneário, que poderá ser utilizado 30m antes do jogo e deixado limpo e como encontrado até 30m de pois da partida.

  1. DISCIPLINA

Será pelo GDCG constituída uma Comissão Disciplinar com 3 elementos membros da equipa organizadora e de duas das participantes, por sorteio, a realizar no dia do sorteio do calendário.

Seguindo os objetivos atrás enunciados em 1.2, o recurso às medidas disciplinares não deverá ser frequente, devendo, para isso, os praticantes manifestar em jogo uma conduta de acordo com esses mesmos objetivos.

Um jogador advertido com cartão amarelo, em dois jogos diferentes, ou expulso num jogo, não poderá participar no jogo seguinte.

A agressão violenta será punida com a irradiação do torneio

A Organização poderá assumir medidas disciplinares para além das resultantes da ação dos árbitros; nomeadamente quando um ou vários participantes apresentarem conduta que comprometa os objetivos da atividade. Para a definição destas medidas poderão ser ouvidos os intervenientes que se entender pertinente.

  1. PROTESTOS

Sempre que um delegado ao jogo ou responsável por equipa tiver conhecimento de alguma irregularidade, tem a obrigação de imediatamente informar a Organização, para que se possa proceder à sua solução, de acordo com o presente regulamento.

Qualquer protesto deverá ser apresentado por escrito ao representante da Organização, até ao final da respetiva jornada.

Reclamações sobre erros de arbitragem não poderão modificar o resultado do jogo.

A apreciação de cada protesto será realizada por uma Comissão Executiva, composta pela Organização e pelos representantes das equipas envolvidas, que reunirá com a brevidade possível, e sempre antes da jornada seguinte. No caso de empate na Comissão Executiva, o representante da Organização terá voto de qualidade.

Após a tomada de decisão, não haverá lugar a novos recursos.

10.

PRÉMIOS

Serão atribuídos uma taça à equipa vencedora, troféus às equipas classificadas em 2º e 3º lugares e diplomas de participação às demais, em cerimónia própria no final do torneio.

À equipa vencedora será oferecido o jantar no âmbito das Festas Anuais de Galamares na noite de 29 de Julho, extensivo apenas aos elementos constantes da ficha de inscrição de equipa.

  1. CASOS OMISSOS

As situações omissas, ambíguas ou não previstas neste regulamento, deverão ser apresentadas à Organização e resolvidas por esta, de modo a permitir o bom decorrer das atividades.

PARA ENVIO DE DOCUMENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO:

CONTACTAR gdcgalamares@com ou 924203824

Share Button