21 de Outubro- Conferência de Vítor Adrião

No ano em que se assinala o Centenário da Morte de António Augusto Carvalho Monteiro, figura singular no panorama cultural português, a Fundação Cultursintra FP, em parceria com a Alagamares Associação Cultural, promove um ciclo de conferências a ter lugar na Sala da Renascença da Quinta da Regaleira, já previstas para ter início no mês de março, mas por motivos óbvios objeto de adiamento.

Dia 21 de outubro pelas 18h30m receberemos na quarta conferência o prof. Vítor Manuel Adrião, que falará sobre Carvalho Monteiro, o Homem e a Obra

Local: Sala do Gerador do Palácio da Quinta da Regaleira

Duração: 90 min aprox.

Acesso gratuito mediante inscrição (limitada e obrigatória) para o e-mail producao@cultursintra.pt

TRANSMISSÃO EM DIRECTO nas páginas de Facebook da Quinta da Regaleira (facebook.com/quintadaregaleira) e da Fundação Cultursintra FP (facebook.com/cultursintra) e também no canal de YouTube da Quinta da Regaleira (youtube.com/quintadaregaleira).

Participe e coloque questões

SOBRE O ORADOR

Vitor Manuel Adrião nasceu em Lisboa em 26 de novembro de 1959. Formado em História e Filosofia, antigo curso de Histórico-Filosóficas da F.L.L., dedica-se há mais de 30 anos à investigação histórica na área da simbologia e tradição portuguesa no período medieval, tendo coordenado vários cursos sobre História Sagrada de Portugal, e visitas de estudo afins patrocinadas pela Academia de Letras e Artes e pela Universidade Lusófona.

Estudioso da cultura do Termo ou dos Saloios, dedicou ao tema dezenas de artigos e vários livros publicados, valendo-lhe louvores públicos de várias edilidades municipais, diplomas, e a medalha de honra da freguesia de Santo António dos Cavaleiros, pelo seu contributo para a aprovação do seu brasão e bandeira, o que igualmente sucedeu em Loures e Frielas, nesta como interventor e divulgador da cultura folclórica e etnográfica local, tendo recebido vários prémios e menções honrosas.

Animador dos caminhos portugueses para Santiago de Compostela, tem publicados artigos e um livro, “Santiago de Compostela – Mistérios da Rota Portuguesa”, dedicado ao tema, tendo sido entrevistado pelo jornal “Voz de la Galicia” em 1990, descrevendo-o com palavras elogiosas.

Conferencista e escritor, com mais de 2000 palestras efetuadas, centenas de artigos publicados e 40 livros editados, periodicamente colabora em emissões de rádio e televisão, jornais e revistas, nacionais e estrangeiras. Autor da “História Oculta de Portugal” e da “História Secreta do Brasil”, editadas em São Paulo, a sua prestação cultural ao Brasil valeu-lhe receber em 2002 o título perpétuo da Cadeira Histórica e Cultural, certificando-o Comendador da Sociedade de Estudos de Problemas Brasileiros. Em 2010 o Grande Oriente do Brasil concedeu-lhe a medalha e o diploma de Mérito de Honra.

Em 1978 fundou em Sagres a Comunidade Teúrgica Portuguesa, Instituição Cultural-Espiritualista que desde então vem dirigindo, na linha de pensamento da antiga Sociedade Teosófica Brasileira, mas adaptada à vocação lusíada, com polo fixo em Sintra, serra de cuja História Sagrada também é o primeiro autor português, tendo escrito e publicado os livros “Sintra, Serra Sagrada” e “Quinta da Regaleira – Sintra, História e Tradição”.

Ultimamente tem dirigido o sítio da internet “Lusophia”, com temas de Portugalidade e Tradição. https://lusophia.wordpress.com/

Share Button

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top