25 de Março- Decorreu a tertúlia com André Freire

A Alagamares promoveu no dia 25 de Março às 21h a apresentação em Sintra do livro de André Freire “Para lá da Geringonça” numa tertúlia no restaurante Metamorphosis,tendo a apresentação do autor sido feita pelo escritor e ensaísta Miguel Real.

Por que motivo, ao contrário do que aconteceu noutros países da Europa Ocidental a partir de 1989, uma soluções do tipo governo de esquerdas só chegou a Portugal em 2015? Que factores explicam o surgimento desta solução governativa – pejorativamente designada de «Geringonça»? E, finalmente, que consequência terá para o funcionamento dos sistemas políticos democráticos a inclusão da chamada esquerda radical na esfera governativa, quer em Portugal, quer na Europa? Estas são algumas das questões fundamentais a que este livro procura dar resposta – explicando o processo que levou à criação da «Geringonça» e o modo como ela pode, no fim de contas, funcionar.

IMG_20170325_231923-001

IMG_20170326_001134-001

IMG_20170325_225042

IMG_20170325_231614

Professor Associado com Agregação em Ciência Política, Director do Doutoramento em Ciência Política, 2015-presente data, e Diretor da Licenciatura em Ciência Política, 2009-2015, ISCTE-IUL (Instituto Universitário de Lisboa). Investigador Sénior do CIES-IUL. Tem leccionado e/ou apresentado conferências como convidado ainda em várias outras universidades portuguesas  e estrangeiras.

Freire tem dirigido vários projectos de pesquisa sobre ideologia (esquerda-direita, etc.), ao nível de elites e massas, comportamento eleitoral e atitudes políticas, sobre instituições e reformas políticas, e ainda sobre representação política. Ver por exemplo: http://er.cies.iscte-iul.pt/

Sobre estes assuntos tem publicado abundantemente, nacional e internacional, em livros e revistas académicas. Os seus três últimos livros são: Freire, André (2017), Para lá da «Geringonça»: O Governo de Esquerdas em Portugal e na Europa, Lisboa, Contraponto (Quetzal editores); Freire, André, Lisi, Marco, Andreadis, Ioannis, Viegas, José Manuel Leite Viegas (organizadores) (2016), Political Representation in Times of Bailout: Evidence from Greece and Portugal, Londres, Routledge.; Freire, André (organizador) (2015), O Futuro da Representação Política Democrática, Lisboa, Nova Vega.

Foi colunista regular do jornal Público desde março de 2006 até janeiro de 2016, além de várias outras colaborações ocasionais na imprensa, rádio e TV, e tem sido ainda perito e consultor convidado de várias instituições nacionais (FCT, A3ES, DGAI-MAI, AR, etc.) e internacionais (COST, Comissão Europeia, Conselho da Europa – Programa Co-Acte, etc.) para os assuntos ligados ao ensino superior e à investigação em Ciências Políticas.

Share Button