No dia 31 de Março a Alagamares recebeu o escritor Richard Zimler, no Sintra Boutique Hotel para uma excelente tertúlia em torno da sua obra, comentada por Miguel Real. As origens americanas, o estudo da temática do judeísmo, o gosto pela subversão, como o próprio salientou, foram aspectos referidos ao longo dum serão recheado de interesse.
Richard Zimler nasceu em Roslyn Heights, Nova Iorque, em 1956. É formado em Religião Comparativa pela Universidade de Duke (1977) e mestre em Jornalismo pela Universidade de Stanford (1982). Radicou-se em Portugal em 1990, residindo desde então na cidade do Porto.
Zimler tem publicado vários romances, alguns dos quais se tornaram bestsellers em diversos países, e já ganhou prémios como o National Endowment of the Arts Fellowship in Fiction, em 1994, e o Herodotus Award para o melhor romance histórico, em 1998.
Cinco dos seus romances – Meia-Noite ou o Princípio do Mundo, Goa ou o Guardião da Aurora, A Sétima Porta, Os Anagramas de Varsóvia e A Sentinela – foram propostos para o Prémio Literário Interncional IMPAC, um dos mais prestigiados a nível internacional.
A título da obra «Goa ou o Guardião da Aurora» (Le Gardien de L’Aube), foi-lhe atribuído o prémio literário Alberto Benveniste 2009, destinado a romances em língua francesa que se enquadrem no programa do Centro Alberto Benveniste (Estudos Judeo-Sefarditas). Zimler recebeu o galardão no dia 26 de Janeiro de 2009, na Sorbonne.
Em Janeiro de 2010, o seu romance «Os Anagramas de Varsóvia» foi nomeado «Livro do Ano 2009» pela revista portuguesa Ler e um dos 20 melhores livros da década 2000–2009 pelo jornal diário Público.
Obras mais conhecidas: O Último Cabalista de Lisboa, Trevas da Luz, Meia-Noite ou o Princípio do Mundo (2003), Goa ou o Guardião da Aurora (2005) A Sétima Porta (2007) Os Anagramas de Varsóvia (2009) A Sentinela (2013).
Algumas fotos:
Entrevista de Richard Zimler à Alagamares TV aqui, com comentários de Miguel Real: