Em 2014 dedicámos tempo aos escritores de Sintra, jovens ou consagrados, e assim se organizaram sessões de apresentação do livro de poesia de João Afonso Aguiar “Ab Initio”, da obra de Sérgio Luís Carvalho “A Última Noite em Lisboa”, do livro de Manuel Gandra “Carvalho Monteiro: Imaginário e Legado”, do livro de contos de Filomena Marona Beja “Franceses, Marinheiros e Republicanos”, da primeira obra em prosa, aos 79 anos do poeta Liberto Cruz, ”Felicidade na Austrália” e ainda este ano, no próximo dia 16, no MUSA, do livro de António Tavares, vice presidente da Câmara da Figueira da Foz e finalista do prémio Leya 2013, “As palavras que me deverão guiar um dia”.
Debatemos o Centro Histórico e seus problemas, tomámos posição sobre o trânsito e a mobilidade em Sintra contra um regulamento ainda em apreciação, fizemos uma visita crítica e de denúncia à Quinta da Ribafria, em estado de semi abandono, e por cujo destino tememos, criámos um grupo de trabalho para promover a classificação de árvores e conjuntos arbóreos de relevo, denunciámos o estacionamento abusivo no Largo Rainha D. Amélia, consentido pela Parques de Sintra-Monte da Lua e deplorámos o abate duma tília centenária nesse local, que, se não podia ter sido salva, nada se fez para que a sua degradação não se tivesse acentuado com intervenções preventivas.
Assinalámos igualmente os 100 anos da criação por Fernando Pessoa dos seus heterónimos, os 40 anos do 25 de Abril com um concerto evocando a obra de Carlos Paredes, organizámos o IV Encontro de História de Sintra, depois de termos organizado o 3º em 2007, com inúmeras comunicações originais e de enorme relevo científico para a nossa história local, promovemos idas colectivas dos nossos associados e amigos a ver o teatro que se faz em Sintra, visitámos o património classificado das fortificações de Elvas, o museu da Casa de Saúde do Telhal, a Casa Museu Leal da Câmara, ajudámos a promover o Salão de Galamares, com um espectáculo musical e a apresentação pelo ACTIS da peça de Luís de Sttau Monteiro “Felizmente há luar!”. Ainda a semana passada lançámos uma campanha para a recolha de livros infantis e material escolar para enviar para a ilha do Fogo, em Cabo Verde, sendo que Sintra é geminada com Vila Nova de Sintra, na ilha Brava e entre nós reside uma vasta comunidade cabo-verdiana, e para a qual apelamos a contribuírem, vendo como no nosso site.
Em 2015 com orgulho e alegria celebraremos o nosso 10º aniversário, e entre outras iniciativas contamos assinalar igualmente os 20 anos da classificação de Sintra como Património da Humanidade e os 40 anos das primeiras eleições livres- ocasião para debater as patologias e virtudes do nosso sistema político- bem como os 40 anos da independência de muitas das antigas colónias, e com elas e suas associações discutirmos e vivenciarmos a sua cultura, música, literatura ou gastronomia, em eventos vários ao longo do ano.
2014
17 de Janeiro-Apresentação no Café Saudade do livro de poesia de João Afonso Aguiar “Ab Initio”
31 de Janeiro-Debate no Café Saudade em torno dos problemas do Centro Histórico de Sintra
15 de Fevereiro-Eleição dos órgãos Sociais 2014-2016.
8 de Março– Colóquio assinalando os 100 anos da criação por Fernando Pessoa dos seus heterónimos, na Casa Mantero, Sintra.
8 de Março– Jantar do 9º aniversário da Alagamares no restaurante D.Pipas, Sintra.
4 de Abril- Apresentação no Legendary Cafe, em Sintra, do livro de Sérgio Luís Carvalho “A Última Noite em Lisboa”, com comentários de Miguel Real e da editora Cristina Ovídeo.
5 de Abril-A Alagamares, bem como o seu Vice presidente João Rodil recebem 2 troféus Cultura atribuídos pela Saloia TV
19 de Abril– Apresentação no Café Saudade do livro de Manuel Gandra “A.A.Carvalho Monteiro.Imaginário e Legado”
24 de Abril– Nos 40 anos do 25 de Abril, evocação da obra de Carlos Paredes, na Vila Alda, com o Duo Avesso, Ivo Eloy ( violino) e Pedro Hilário (guitarra)
10 de Maio– Visita crítica à Quinta da Ribafria visando elaborar relatório e acompanhamento da recuperação do local
29 e 30 de Maio- IV Encontro de História de Sintra
21 de Junho– Ida colectiva ao teatro na Casa de Teatro de Sintra, a ver a peça “Os Ilusionistas”
27 de Junho– Tomada de posição pública contra o abate de tília centenária no Centro Histórico de Sintra
28 de Junho– Visita a Elvas e Campo Maior
2 de Agosto– Visita ao Museu de S.João de Deus, na Casa de Saúde do Telhal
29 de Agosto– Promoção de ida de um grupo ao teatro a ver a peça “Sonho de Uma Noite de Verão”, pelos Tapafuros, no Parque da Liberdade, em Sintra.
2 de Outubro– No MU.SA- Museu das Artes de Sintra,(antigo Casino) decorreu a apresentação do livro de Filomena Marona Beja “Franceses, Marinheiros e Republicanos”. Além da autora, intervieram os escritores Miguel Real e Sérgio Luís Carvalho, e o presidente da Alagamares, Fernando Morais Gomes.
5 de Outubro– Visita à Casa Museu Leal da Câmara
15 de Outubro-Na Biblioteca de Sintra decorreu o lançamento em Sintra da obra de Liberto Cruz Felicidade na Austrália, apresentada por Miguel Real, Manuel Brito, da Editora Estampa e Fernando Morais Gomes, da Alagamares
22 de Novembro– Espectáculo de reabertura do Salão de Galamares, com a participação do Ardecoro, Sons da Terra e Dona Elvira.
6 de Dezembro– Apresentação no Salão de Galamares da peça de Luís de Sttau Monteiro “Felizmente há luar!” representada pelo grupo de teatro da Universidade da Terceira Idade de Sintra.