A Alagamares é um dos parceiros que a Câmara Municipal de Sintra convidou para se juntar à candidatura que no passado dia 28 de fevereiro, a A2S submeteu com vista ao reconhecimento enquanto Grupo de Ação Local Costeiro para o período 2021-2027.
A proposta apresentada à Autoridade de Gestão do Programa Mar2030 incluiu uma Estratégia de Desenvolvimento Local (EDL) para as zonas costeiras de Cascais, Mafra e Sintra, subscrita por 40 parceiros dos setores da Economia Azul (incluindo a Pesca e o Turismo), Autarquias Locais, Ensino e Formação, Ambiente, Associações Culturais e Desportivas,(aqui se inserindo a Alagamares) entre outros, liderados pela A2S na qualidade de entidade gestora da parceria.
A EDL resulta de um processo participativo de construção, que envolveu mais de 80 entidades e tem como objetivos a dinamização da economia local, a melhoria da qualidade de vida das populações das zonas costeiras e o aumento do conhecimento sobre o Oceano e a orla Costeira.
O programa Mar2030 prevê o reconhecimento de um máximo de 15 GAL, que irão repartir cerca de 39 milhões de euros de apoio para aplicação ao total das EDL selecionadas.
A ADS, Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia já anteriormente liderou um projeto para a zona de Mafra e Cascais.