MURAL 18
Em Janeiro arranca o Mural 18, um projeto conjunto entre a AML e os seus 18 municípios, que visa a revitalização cultural do Património Natural e Cultural inserido nas zonas históricas e malha urbana das respetivas cidades, a partir de novas propostas e dinâmicas que, de modo sustentado, garantam a participação ativa dos artistas, das populações, na busca de melhores públicos e mais cidadania.
Aprovado pelo Programa Operacional Regional de Lisboa 2020 no âmbito da Programação Cultural em Rede, com uma comparticipação financeira do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional de 1,5 milhões de euros, o Mural 18 visa desenvolver uma programação cultural na região metropolitana de Lisboa, unindo agentes culturais, municípios e cidadãos, em defesa da comunidade artística e do nosso património cultural, imaterial e material.
Num momento especialmente delicado para o setor cultural, e para os agentes e estruturas envolvidas na sua conceção, produção e dinamização, os municípios da área metropolitana de Lisboa, de uma forma unânime, concertaram sinergias e vontades, e montaram uma programação com impacto na subsistência de quem faz da cultura a sua vida, mas que é também uma tomada de posição clara acerca da importância das atividades culturais na vida da nossa comunidade.
Em Sintra, a programação deste projeto arranca com o concerto de homenagem à Marquesa de Cadaval, no dia 15 de janeiro, pelas 21h00, no Centro Cultural Olga Cadaval.
A programação decorrerá, sobretudo, durante o primeiro semestre de 2021, e, através dela, os municípios da área metropolitana de Lisboa desenvolverão um conjunto de eventos em diferentes áreas artísticas (música, teatro, dança, artes de rua, etc.), prioritariamente ao ar livre, e em espaços que valorizem o património cultural e paisagístico do nosso território, contemplando, sempre que possível, ações de itinerância.
A cerimónia de apresentação contará com um momento cultural a cargo da Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, em homenagem ao centenário de nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen.
Através desta iniciativa, que terá uma comparticipação financeira do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional de 1,5 milhões de euros, será desenvolvida uma vasta programação cultural, unindo agentes culturais, municípios e cidadãos, em defesa da comunidade artística e do património cultural, imaterial e material.
A AML – Área Metropolitana de Lisboa, integra os municípios de Sintra, Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal e Vila Franca de Xira.
Mais informações em www.mural18.pt
Janeiro
😯 Centro Cultural Olga Cadaval recebe o espetáculo de homenagem a Amália Rodrigues. “Saudade! Viver Amália” trazido a palco pela Companhia de Dança Contemporânea de Sintra, no dia 8 de janeiro, pelas 21h00.
Esta é a segunda grande produção pós-covid, num palco que contará com a presença de fadistas, músicos, bailarinos e coreógrafos, num encontro singular que pretende homenagear a fadista portuguesa e que segundo palavras dos artistas reunidos neste evento “Foi por ti Amália e por este Amor à cultura portuguesa que se chama Fado”.
10-A Sociedade Recreativa e Musical de Almoçageme comemora 129.º Aniversário da sua fundação e da sua banda filarmónica, bem como o 29.º aniversário da sua orquestra ligeira, com concertos em live streaming no dia 20 de dezembro e 10 de janeiro.
O salão da associação é o palco escolhido para dar lugar às comemorações do aniversário da coletividade nos dias 20 de dezembro pelas 18h00 e no dia 10 de janeiro de 2021 (horário a divulgar brevemente).
O evento, apresentado por Jorge Humberto, inclui o concerto da Banda Filarmónica e da Orquestra Ligeira da coletividade. O programa tem ainda reservadas algumas surpresas que serão também transmitidas em direto na página de Facebook da coletividade.
15-Concerto de homenagem à Marquesa de Cadaval, sob a direção do maestro Cesário Costa, Sala Jorge Sampaio, 21h.
16-A exposição “Color Studies” de Cristina Lopes, decorre de 16 de janeiro a 19 de fevereiro, na Galeria Municipal – Casa Mantero. “Color Studies” é uma exposição que incide sobre a cor e as estruturas percetivas do ambiente externo a partir da imagem, num território de experimentação sublinhando a força anticonformista da praxis. Como um olhar de “estranhamento” em que se pode recuperar criticamente os discursos provenientes das imagens do quotidiano, sobretudo em tempos de pandemia.
20-O Centro Cultural Olga Cadaval recebe a exibição do documentário “PRELÚDIO – A Pandemia na Comunidade Jovem de Sintra”, no dia 20 de janeiro pelas 20h30.
Neste documentário serão apresentadas as experiências vividas por 11 jovens do Concelho de Sintra, durante o período de pandemia, e abordadas e respondidas a questões como “qual o impacto que este momento teve nas suas vidas?”, “como se adaptaram?” ou “o que ficou para trás?”.
Esta iniciativa, dinamizada pela Narrativa Aleatória com o apoio da Câmara Municipal de Sintra e do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, é dirigida a maiores de 14 anos e carece de inscrição prévia através do e-mail. (narrativa.aleatoria@gmail.com )
29-A Varanda” traz para palco três grandes atores de três distintas gerações: Ângela Pinto, António Machado e Maria Curado Ribeiro, num tema bastante atual: os cuidadores informais. Num género muito apreciado pelo público, este texto de alta comédia falará de vida, de deixar em suspenso a vida pessoal para cuidar de um familiar e das suas consequências e do Amor. Numa sociedade onde os cuidadores informais existem em quase todas as famílias, aborda-se o tema de uma forma descontraída e alegre. A chegada de uma terceira personagem vem comprovar que ainda existem finais felizes. Centro Cultural Olga Cadaval, Auditório Jorge Sampaio, 21h.
Texto: Henrique Félix | Encenação: Sérgio Moura Afonso | Assistência de encenação: Isabel Guerreiro | Elenco: Ângela Pinto, Sérgio Moura Afonso e Maria Curado Ribeiro | Música original: Nuno Cintrão | Desenho de luz: Carlos Arroja | Cenário e Adereços: Ana Paula Rocha | Figurinos: Ana Paula Rocha | Direção de cena: Isabel Guerreiro | Design gráfico: Luís Covas | Fotografia de cartaz: Nuno Figueira | Fotografia de cena: Nuno Silva | Direção de produção: Isabel Guerreiro |
Produção: Capítulo Reversível. Classificação etária: > 12 anos. Preço: 8,00 euros