Apresentação do Parque Ecológico Adraga/Praia Grande

Dia 24 de fevereiro, um grupo da Alagamares esteve numa reunião na Fundação Aga Khan, a convite do comendador Nazim Ahmad, diretor em Portugal do Imamat Ismaili, a fim de ser apresentado e posto à consideração o projeto do Parque Ecológico Adraga/Praia Grande. O terreno, provindo da massa insolvente da Cintra Urbanizações foi adquirido e doado à Câmara Municipal de Sintra por esta entidade, tem um total de 67 ha, e aí vão ser implementados percursos ambientais e arqueológicos, criado um Centro de Interpretação Ambiental, estacionamento e sanitários, devendo a primeira fase da intervenção, num total de 26 ha, estar concluída até junho, segundo foi informado.

O local inclui jazidas paleolíticas na Praia da Adraga, sendo composto em 53% de espécies invasoras, 6,5% de eucaliptais, e 4,8 ha de pinhal. Prevê-se a remoção das espécies invasoras, plantação de espécies autóctones, construção de passadiços elevados sem grades, percurso em gravilha, zonas de piquenique e descanso, além duma torre de vigilância contra incêndios.

Participaram além da Alagamares, a APA, ICNF, Câmara Municipal de Sintra, ADPS, QSintra, ADN e vários outros técnicos, questionando a Alagamares o modelo de gestão previsto e sugerindo o acompanhamento da sociedade civil e da comunidade durante as obras.

Share Button

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top