Para além do IV Encontro de História de Sintra promovido pela Alagamares, outros eventos decorrem em Sintra este mês. Um breve destaque:
Casa de Teatro de Sintra- Até 18 de Maio, de 5ª a domingo
A Linguagem das Flores”, adaptação de uma obra de Federico García Lorca, . A peça adaptada da obra “D. Rosita, a solteira”, de García Lorca, é a 68ª produção da CTS, com encenação de João de Mello Alvim. Desde 2 de maio e até dia 18 na Casa de Teatro de Sintra, na Estefânea, a peça ruma depois ao Mosaico – Mostra Artística e Independente do Teatro Por Que Não?”
Quinta da Regaleira
Sábados e Domingos, 11 horas (17,18, 24, 25, 31 de Maio)
“ULISSES”- Pela Musgo – Produção Cultural, a partir da Odisseia de Homero
Disponível durante a semana para escolas e grupos organizados, sob consulta e marcação através de reservas@musgo.com.pt ou do tel. 938598247
Bilhete normal – € 7 Escolas e grupos – € 5
Bilhetes à venda: bilheteira da Quinta da Regaleira, www.ticketline.sapo.pt, Fnac, Worten, C. C. Dolce Vita, El Corte Inglês, Casino Lisboa, Galeria Comercial Campo Pequeno, Lojas ViagensAbreu, MMM Ticket, C.C. Mundicenter e Ag. A.B.E.P.
17 de Maio, 21h30m
Inauguração do MU.SA, novo Museu das Artes de Sintra
Após a inauguração, seguir-se-á pelas 22h00 a exposição de pintura de Vítor Pi, na Galeria Municipal, e às 22h15 a instalação “Entrentrente” de Jorge Cerqueira no Espaço Lab. Arte
18 de Maio, 17h30
Grupo Coral de Queluz
Concerto pelo Grupo Coral de Queluz, sob direcção de Pedro Miguel na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Queluz. Participação do grupo Camerata Vocal de Torres Vedras. Entrada livre.
Centro Cultural Olga de Cadaval, 17h00
Auditório Acácio Barreiros
Virgem Margarida
Um filme de Licínio Azevedo
Entre leões e galinhas enfeitiçadas chega-nos uma realidade pouco conhecida da história recente de Moçambique. Nos finais de 75, prostitutas de norte a sul foram levadas para centros de reeducação para se transformarem em novas mulheres. Margarida, uma jovem camponesa de dezasseis anos, é enviada para um destes campos por engano. Baseado numa história verídica, o filme conta agora a sua história.
Virgem Margarida estreou no prestigiado Festival Internacional de Cinema de Toronto, e fez já um percurso assinalável por cerca de 20 festivais internacionais. O filme tem sido bem recebido tanto pela crítica como pelo público. Em Amiens, foi galardoado com o Prémio do Público e uma Menção Honrosa Signis. Em Carthage, a atriz Iva Mugalela recebeu o Prémio de Melhor Atriz Secundária. Em Angers, o filme conquistou novamente a audiência, que o laureou com o Prémio do Público. Na Nigéria, nos African Movie Academy Award, Hermelinda Simela ganhou o prémio de Melhor Atriz Secundária, sendo que o filme foi nomeado para Melhor Design de Produção, Melhores Figurinos, Melhor Som, Melhor Cinematografia, Melhor Novo Talento – Sumela Maculuva e ainda Melhor Filme. Em Montreal, Virgem Margarida foi eleita Melhor longa-metragem, e Iva Mugalela Melhor atriz.
Portugal/Moçambique/França/Angola | 2012 | 87 min
Ficha Técnica
Realização Licínio Azevedo | Argumento Licínio Azevedo e Jacques Akchoti| Diretor de fotografia Mário Masini | Som Gita Cerveira e Branko Neskov | Montagem Nadia Ben Rachid | Música Moreira Chonguiça| Produtor Pedro Pimenta | Uma co-produção Ebano Multimedia (Moçambique), Ukbar Filmes (Portugal), JBA Production (França), Dreadlocks (Angola)
Classificação etária: > 12 anos
Preço único: 3,00 euros
23 a 25 de Maio
9º ENCONTRO DE ALTERNATIVAS EM SINTRA
Mostra de Projetos Alternativos 2014, nos Jardins da Biblioteca Municipal de Sintra – Casa Mantero
O Encontro de Alternativas, através da mostra de diversas artes e sabedorias e da prática criativa e alternativa de vida, proporciona o encontro de artistas, terapeutas, conferencistas, animadores, atores, músicos, entre outros, que de uma forma criativa partilham o seu sentir e conhecimento com a comunidade, contribuindo ativamente para o bem-estar, apoio, desenvolvimento e evolução das populações envolvidas.
Horário: sex, 16h00-24h00; sáb, 10h00-24h00 e dom, 10h00-23h00
Informações: 96 372 14 25 ou 91 232 14 76
www.voandocynthia.blogspot.com
www.facebook.com/VoandoCynthia
Centro Cultural Olga de Cadaval
Festival Internacional do Improviso- De 23 a 31 de Maio
23 de Maio, 21h30
The Ghost Sheep (BE) | “Motel” |
https://www.facebook.com/theghostsheep
Os Ghost Sheep vêm de Bruxelas e são uma companhia composta por elementos de várias nacionalidades, como tal apresentam sempre os seus espectáculos em inglês. São um dos grupos revelação na cena belga a e irão mostrar o seu espectáculo de formato longo “Motel”. Através de sugestões do público, irão criar histórias que no decorrer da peça se irão entrelaçar entre si de modo inesperado.
24 de maio, 21h30
Centro Cultural Olga de Cadaval
Auditório Acácio Barreiros
FESTIVAL INTERNACIONAL DO IMPROVISO
Music Box (UK) |
https://www.facebook.com/MusicBoxImprov
Os Music Box improvisam uma comédia musical em cada espectáculo. Actuam regularmente no The Miller em Londres. As músicas e letras surgem espontaneamente. As histórias e personagens são criadas a partir do vazio.
Tudo o que se quer de um espectáculo de comédia, combinado com todos os ingredientes de um musical criado no momento e onde nada é impossível.
24 de Maio com a presença de J Star, improvisador de Atlanta (EUA), que irá leccionar um workshop de improviso em formato long form e técnicas avançadas de improvisação. Esta formação é dirigida a improvisadores com 3 ou mais anos de experiência e a inscrição está limitada ao número de vagas disponíveis.
24 de Maio, 9h00
1º PASSEIO FOTOGRÁFICO / PHOTOWALK de SÃO PEDRO DE SINTRA
Guiado pela voz experimentada de Jorge Leão, venha conhecer as histórias e fotografar os milenares feitiços de São Pedro de Sintra, lugar do “berço” de Sintra e pedra angular do seu Centro Histórico.
Inscrição: Gratuita e Limitada a 50 participantes
Encontro:09:00 no Largo da Feira, junto à fonte de Raul Lino
Organização: SintraPenaferrim – Associação Cultural e Cívica
Info: sintrapenaferrim.pt geral@sintrapenaferrim.pt Tl: 939 231 837
Opcional: Pequeno-almoço na Mourisca de Sintra, oferta de queijada. Almoço no São Pedro 18, inclui bebida de boas-vindas
Concurso fotográfico aberto a amadores e profissionais com 4 primeiros prémios e entrega de brindes.
25 Maio, 21h30
Centro Cultural Olga Cadaval
Auditório Acácio Barreiros
– Improváveis (PT)
https://www.facebook.com/OsImprovaveis.Oficial
Os Improváveis são, actualmente, um dos grupos de teatro de improviso que mais cartas tem dado no panorama nacional. Apresentam um espectáculo sem guiões, nem cenas pré-ensaiadas. Tudo é surpreendentemente original, criado em tempo real, a partir das sugestões do público e de acordo com as regras dos diferentes jogos possíveis. A 25 de maio contaremos com a presença de J Star, improvisador de Atlanta (EUA), que irá leccionar um workshop de improviso em formato long form e técnicas avançadas de improvisação. Esta formação é dirigida a improvisadores com 3 ou mais anos de experiência e a inscrição está limitada ao número de vagas disponíveis.
Centro Cultural Olga Cadaval
Sala no Palco, 18h00
Ventos de União
O período da história que se designa de Renascimento estende-se entre o século XIV e o século XVII. Embora tenha a sua génese em Itália, este “movimento” cultural rapidamente se disseminou por toda a Europa influenciando a estética do pensamento e das artes, entre as quais, a música.
Na Península Ibérica e, em particular, em Portugal, este período corresponde à época dos descobrimentos e ao estabelecimento de contatos com novos mundos o que, naturalmente, também contribuiu para a criação de uma estética musical local diferenciada da restante Europa. A movimentação de compositores portugueses e espanhóis entre os reinos de Portugal e Castela contribuiu também, de alguma forma, para a criação de uma estética comum.
No regresso ao Centro Cultural Olga Cadaval, o Ensemble La Peña convida o ensemble vocal Qvadrante Evropa para, juntos, apresentarem obras de alguns dos principais compositores ibéricos como Estevão de Brito, Alonso Mudarra, Joan Cererols, António Pinheiro, Diego Ortiz, entre outros, num programa que pretende demonstrar a singularidade e beleza da música ibérica renascentista.
Ficha Artística e Técnica
Ensemble La Peña: Flautas de bisel Sara Ponte | Viola da Gamba e voz Susana Moody | Vihuela Nuno Vasconcelos | Percussão Gonçalo do Carmo | Qvadrante Evropa: Soprano Maria Monteiro Meireles | Contralto Cristina Repas Gonçalves | Tenor João Valido Vaz | Baixo José Duarte Silva| Coprodução Sintra Estúdio de Ópera e Centro Cultural Olga Cadaval | | Apoio Câmara Municipal de Sintra
Classificação Etária: > 3 anos
Duração aproximada: 70 minutos (sem intervalo)
Preço único: 7,50 euros
30 de Maio e 1 de Junho
SINTRA INCANTUS
De 30 de Maio a 1 de Junho, terá lugar a primeira edição do SINTRA INCANTUS, um festival que promete trazer música erudita de qualidade e encanto aos lugares históricos mais emblemáticos da vila de Sintra, considerada património da humanidade. A iniciativa encontra-se a cargo do Coro de Câmara Outros Cantos e da União das Freguesias de Sintra. A organização decidiu centrar a primeira edição na promoção da música vocal polifónica tendo convidado mais de 8 grupos corais e ensembles vocais das regiões de Sintra, Lisboa, Cascais e Setúbal, e que irão actuar durante 3 dias nas Igrejas históricas mais relevantes do concelho (São Pedro de Penaferrim, Santa Maria e São Martinho). Um evento que irá reunir diversas gerações de músicos e cantores em locais repletos de história e encanto natural.