José Manuel Anes na Casa do Fauno a 29 de maio

A Casa do Fauno e a editora Zéfiro apresentam no próximo dia 29 de maio pelas 16h a obra de José Manuel Anes “Re-criações Herméticas”, apresentada por João rodil e com a presença do editor da Zéfiro Alexandre Gabriel.

A designação «Re-criações herméticas» sugere que esta obra tem, por um lado, um carácter lúdico, recreativo – não foi a Arte de Hermes designada, por alguns adeptos, de «ludus puerorum», um jogo de crianças? –, libertas da rigidez metodológica e epistemológica. Mas, por outro lado – que não exclui o primeiro, diga-se –, evoca, também, uma linha de pensamento que se reclama do patrocínio de Hermes, deus das mediações e «hermeneuta por excelência».

Publicados tal como foram escritos ou lidos, estes ensaios são testemunhos, semeados ao longo dos anos, de uma Paixão, ou de paixões que, no fundo, são uma só: o mundo da Alma, cujo cerne é o Coração, o Mundo Imaginal da Alquimia, ou Arte de Hermes, expresso em diversos campos. Surgidos na terra de ninguém, através das fronteiras, pelas margens, não sendo nem alquimia, nem ciência, desenvolvem-se neste espaço de liberdade infinita que reside no intermundo, no istmo («barzak» da tradição sufi) do mundus imaginalis, aquele que faz a mediação entre o mundo material e o mundo espiritual.

Share Button

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top