“Lisboa Africana”, 19 de outubro na Biblioteca de Sintra

A Alagamares-Associação Cultural apresenta no dia 19 de outubro, sábado, pelas 16h, na Biblioteca Municipal de Sintra (Casa Mantero) a obra de Sérgio Luís Carvalho “Lisboa Africana”.

Depois dos êxitos dos anteriores volumes desta coleção dedicada a Lisboa, Sérgio Luís de Carvalho guia-nos agora pela memória e pela riqueza de um património resultante de séculos de estreito contacto entre aquela cidade e o continente africano.

Iniciada com a presença árabe na Península Ibérica, é uma viagem que continua pelos tempos da Expansão portuguesa, que teve nesta capital o seu epicentro; uma viagem que relembra os escravos e os alforriados que fizeram de Lisboa uma cidade multicultural; uma viagem que prossegue com a permanência dessa africanidade nos nossos dias, em episódios de extraordinária oposição à escravatura, ao preconceito e à ditadura.

O imenso património africano está patente nas ruelas dos bairros mais antigos; na memória de lugares que ainda respiram velhas histórias de dor e de resistência; na tradição renascida em pequenos monumentos, em moradas discretas, em sons e sabores de outrora, que sobreviveram ao esquecimento e que ajudaram a construir uma cidade cuja riqueza se chama diversidade.

Sérgio Luís de Carvalho licenciou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em 1981. Também obteve um mestrado em História Medieval pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa em 1988.

As suas obras literárias inserem-se na vertente de Romance Histórico, sendo considerado pela crítica portuguesa como um dos reputados autores nacionais. Escreveu ainda várias obras de investigação/divulgação histórica e livros juvenis, igualmente de teor histórico. Algumas das suas obras estão traduzidas e publicadas em França, Itália, Turquia, Estados Unidos e Espanha (em espanhol e galego). Tem textos e contos traduzidos e publicados em coletâneas literárias em Portugal, Espanha e Brasil.

Publicações

Romances: (entre outros)  Anno Domini 1348, As Horas de Monsaraz, El-Rei Pastor, Os Rios da Babilónia, Retrato de S.Jerónimo no seu Estúdio, Os Peregrinos sem Fé, O Retábulo de Geneva O Destino Do Capitão Blanc;  O Segredo de Barcarrota; O Exílio do Último Liberal; A Última Noite em Lisboa; Ouro Preto; O Rinoceronte do Rei;  A Dança dos Loucos.

Investigação Histórica: História de Sintra, Assistência e Medicina Portugal Medieval, Iniciação à Heráldica Portuguesa, As Palavras do Pão, Cidades Medievais Portuguesas, Nas Bocas do mundo, O Rei embevedado de amor…, Foi mesmo assim que aconteceu?, Dicionário de Insultos, Os Dias Mais Perigosos da Nossa História,  Equívocos Enganos e Falsificações, Quem se Atreveu a Tanto, Não me chames de…,  Traidores e Traições na História, Aventuras e Aventureiros Histórias de Portugal em 40 Objetos,  Na Ponta da Língua, Lisboa Nazi,  Portugal na Idade Média, Lisboa Judaica,

Quando o Coração Ordena, Lisboa Árabe; Das Tripas Coração; Lisboa Maldita, entre outros.

Em 1989, o seu primeiro romance Anno Domini 1348, ganhou o Prémio Literário Ferreira de Castro. A sua tradução para francês foi finalista de dois prémios literários europeus: o Prémio Literário Jean Monnet de Literatura Europeia -em 2004- e o Prémio Amphi de Literatura Europeia -em 2005-.

Share Button

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top