Mensagem de Natal

Caros Associados e Amigos da Alagamares

2020 foi um ano atípico, sendo para o mundo da cultura um período de sofrimento e resiliência. Mas como o Homem é o único animal que conhece a palavra Esperança, esperemos por um 2021 com vacina contra o desespero, a depressão e a descrença.

No ano que ora finda vários projetos tiveram de ficar adiados, outros decorreram online, num quadro novo, que, se veio para ficar, como ferramenta, não deve dispensar, contudo, a troca de experiências e vivências que ao ser humano, como animal social, é inerente.

Em 2021 tencionamos realizar finalmente o VI Encontro de História de Sintra, e voltar às nossas tertúlias e se possível, roteiros históricos e ambientais, entre outros. E assinalar diversas efemérides: são os 200 anos da extinção da Inquisição, bem como do nascimento de Baudelaire, Dostoievski e Flaubert, os 200 anos da morte de Napoleão e os 250 da Comuna de Paris, os 50 da morte de Jim Morrison e Louis Armstrong, entre outras datas redondas.

Em Sintra, assinala-se o centenário da fundação do Colégio da Pena, hoje o polémico hotel da Gandarinha, os 40 anos da fundação da Associação de Defesa do Património de Sintra e da então Área de Paisagem Protegida de Sintra Cascais, os 40 anos da fundação do teatro CIDRA e os 20 do Teatroesfera e da inauguração do Centro Cultural Olga Cadaval.

Como desde há 15 anos, a Alagamares continuará a ser uma voz da cidadania, de desassossego e de encontro nesta nossa Polis, na defesa do que tem de bom, na denúncia do que tem de mau, e sobretudo como parceiro para o diálogo, como já foi em diversas causas no passado. Não contamos o ativismo ou a intervenção pelo número de comentários nas redes sociais ou de comunicados indignados, mas pelo contributo que possamos dar na difusão cultural, na junção dos parceiros locais ou na busca de soluções equitativas.

Neste Natal de 2020, reflitamos sobre quem somos e o que podemos fazer para melhorar, nas várias frentes para que somos desafiados.

Feliz e esperançoso 2021, são os desejos da Alagamares-Associação Cultural.

Share Button

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top