Oferta Cultural em Outubro

A Câmara Municipal de Sintra organiza este mês diversos e novos eventos, que aqui partilhamos:

Oferta Cultural 

outubro ‘2022 

 Departamento de Cultura e Património . OUTUBRO’2022

data a designar Biblioteca Municipal de Sintra 

DEPARTAMENTO DE CULTURA E PATRIMÓNIO | Oferta Cultural | outubro 2022 

olha para os atuais impactos sociais e ambientais de oito estados do  

Ártico). 

A pesquisa para a criação deste texto contou com o apoio da Tidelines  

OFICINA DE ESCRITA PARTILHADA – CAMILO CASTELO BRANCO 

Esta oficina tem como objetivo a criação de uma pequena obra literária a  partir de um tema, em que a escrita se desenvolverá de forma partilhada,  ao longo de 6 sessões. O texto final será apresentado com uma leitura  encenada, pelos atores da Associação, numa sessão aberta ao público em  geral. 

O tema destas sessões. Será a obra literária de Camilo Castelo Branco e  sua vida atribulada que serviu de inspiração para muitas das suas obras. 

Até 16 de outubro 

Casa de Teatro de Sintra 

HARVEYS, NUNCA MAIS! 

Uma mulher e uma assistente virtual chamada Alexa. Os Harveys não  prestam, podemos começar por aí. Sejam tornados ou produtores de Hollywood, os Harveys alimentam-se de dinheiro e poder e aproveitam se dos mais vulneráveis, sobretudo mulheres. Ou pelo menos assim o  afirma a protagonista em “Harveys, nunca mais”, que fugiu ou, como ela  diz, migrou, do seu marido abusivo, também chamado Harvey. Durante  uma viagem de Nova Iorque ao Alasca para se juntar a duas amigas, ela  reflete sobre o percurso evolucionário de baleias como uma metáfora para  a sua própria vida, e como esperança. “Harveys, nunca mais” apresenta  um mundo em constante mudança, dominado por sistemas opressivos,  coloniais e patriarcais, os vários “Harveys”. Nesta peça, contudo, não há  vítimas, mas sim sobreviventes. Numa narração que navega entre o tempo  real – aqui e agora – um mundo interior e uma memória de viagem, o  público vai descobrindo esta personagem, como se fossem amigos de  longa data. 

“Harveys, nunca mais” (no título original, “No More Harveys”) é a estreia  da dramaturga Chantal Bilodeau na Europa e enquadra-se no ciclo da  autora, denominado “The Artic Cycle” (um conjunto de oito peças que  

Residency no Island Institute em Sitka, Alasca; da Woodhaven Eco Culture  Residency na University of British Columbia Okanagan no Kelowna,  Canada; e com o financiamento do Canada Council for the Arts. 

“No More Harveys” foi encomendado pela Cyrano’s Theatre Company e  sua diretora artística Teresa K. Pond. Estreou no Cyrano’s Theatre  Company em Anchorage, Alasca, a 1 de abril de 2022. 

1 a 14 de outubro 

Terça a sexta 10h30 e 14h30 

Biblioteca Municipal de Sintra 

CONTO/ATELIÊ – HÁ FANTASMAS NA BIBLIOTECA 

Sabem… Há FANTASMAS na Biblioteca. Mas é muito difícil vê-los. 

Dizem que os fantasmas são brancos e gostam de pregar sustos!  Precisamos de ajuda para os encontrar! 

1 a 14 de outubro 

Terça a sexta 10h30 e 14h30 

Biblioteca Municipal Pólo da Tapada das Mercês 

CONTO /ATELIÊ – AINDA GOSTAS DE MIM? 

A avó tem uma surpresa para o Serafim: ele ia conhecer a Bia, a sua nova  prima bebé. Mas depressa o Serafim sente um pouco de ciúmes. Porque é  que a Bia recebe agora todos os abraços? Porque é que a avó não brinca  ao seu jogo favorito? Ele tinha sido a coruja especial da avó. Será que há  ainda espaço no seu coração para os dois?

1 a 14 de outubro 

Terça a sexta 10h30 e 14h30 

Biblioteca Municipal Pólo de Agualva-Cacém 

DEPARTAMENTO DE CULTURA E PATRIMÓNIO | Oferta Cultural | outubro 2022 

1 de outubro  

16h00 

Biblioteca Municipal Pólo da Tapada das Mercês 

CONTO/ATELIÊ – E SE FOSSEMOS ESPREITAR…TENS  CURIOSIDADE? 

Num país distante, uma colina separava dois mundos o das Pintas e o dos  Pontos que viviam com medo de descobrir o que existia para lá da colina.  Um dia, a curiosidade dos pequenos Pontos e Pintas, juntou-os e… 

1 a 14 de outubro 

Terça a sexta 10h30 e 14h30 

Biblioteca Municipal Pólo de Queluz 

CONTO/ATELIÊ – AMIGOS ESPECIAIS  

O rato está à espera dos seus Amigos Especiais, junto ao rio. Pequenas  nuvens brancas passeiam-se pelo céu. E ao pé dos juncos as libelinhas  passam a voar. Uma reconfortante história sobre passar tempo com os  amigos. 

1 de outubro  

16h00 

Biblioteca Pólo da Tapada das Mercês 

MÚSICA PARA BEBÉS E FAMÍLIA  

Nesta sessão de música os Bebés e suas Famílias, são envolvidos num  ambiente musicalmente rico, com canções, cantos rítmicos e recurso a  instrumentos e objetos musicais, privilegiando momentos de interação  entre bebé e família, que favorecem a afetividade e a comunicação. 

CONTO/ATELIÊ – ANIMAIS DE TODAS AS CORES  

Respeitar os animais é uma obrigação. A alegria que eles nos trazem é  indescritível. 

É uma atividade divertida, usando a técnica do origami, que será  desenvolvida. 

1 de outubro  

17h00 

Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas 

EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO “ECOS DA CIDADE DOS MORTOS” 

O convite é a conhecer as mais recentes escavações arqueológicas  realizadas na necrópole romana de Olisipo (atual Lisboa), concentrada ao  longo da via de acesso ao norte da cidade. 

Este documentário, da autoria de Raul Losada, inclui imagens inéditas de  escavações do início dos anos 60, testemunhos científicos e  surpreendentes recriações virtuais 3D. 

Sendo o Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas guardião de  memórias da sociedade romana do município olisiponense, cremos ser  este um local ideal para a apresentação deste documentário. Após a exibição será encetada uma conversa com o arqueólogo do Museu,  Dr. Alexandre Gonçalves, seguida de uma visita guiada à coleção romana  do Museu. 

Acesso: gratuito, mediante marcação; limitado à capacidade da sala  (80 lugares)

1 de outubro  

17h00 

Centro Cultural Olga de Cadaval 

DEPARTAMENTO DE CULTURA E PATRIMÓNIO | Oferta Cultural | outubro 2022 

momentos de fortalecimento de relações e de sinergias, através do  

Encontro Anual de Bandas Filarmónicas. 

Em 2022, o Encontro de Bandas do Concelho de Sintra, acontece em  

Montelavar, organizado pela da Sociedade Filarmónica Boa União  

56ª EDIÇÃO DO FESTIVAL DE SINTRA – APRESENTAÇÃO DO  DOCUMENTÁRIO “O MEU ENCONTRO COM VIANNA DA MOTTA”  DE JOÃO SANTA-CLARA E APRESENTAÇÃO DO LIVRO “O  ESSENCIAL SOBRE VIANNA DA MOTTA”, DE BRUNO CASEIRÃO 

No início de 1845 chegava a Lisboa o pianista e compositor Franz Liszt.  Com ele trazia uma novidade – o seu piano de cauda que acabaria por ficar  em Lisboa, na posse do rei D. Fernando e da rainha D. Maria II, monarcas  com quem o pianista privou de perto. Muitos anos mais tarde, a ligação  entre Liszt e o rei D. Fernando levaria aquele a aceitar, como um dos seus  últimos alunos, o jovem Vianna da Motta, protegido do Rei e da sua  segunda mulher, a condessa d’Edla. 

A estreia do documentário “O Meu Encontro com Vianna da Motta” de  João Santa-Clara, e a apresentação do livro de Bruno Caseirão “O Essencial  Sobre Vianna da Motta”, constitui uma homenagem ao grande  compositor-pianista português que viveu em Colares e que recebeu de D.  Fernando II o apoio mecenático que lançou a sua carreira musical. 

Mesa-redonda moderada por Gabriela Canavilhas com: 

Elvira Archer, guionista, José Brandão, neto do compositor e Bruno  Caseirão, autor do livro. 

1 de outubro  

21h00 

Sociedade Filarmónica Boa União Montelavarense 

XIV ENCONTRO DE BANDAS FILARMÓNICAS 

A existência de várias Bandas Filarmónicas no Concelho de Sintra, espelha  bem a sua vasta riqueza cultural, e permite ter-se as condições ideais  próprias, para de forma inteligente, se partilhar conhecimentos e  

Montelavarense. 

21h00 Banda Filarmónica de Mira Sintra & Agualva Cacém 22h00 Banda da Sociedade Filarmónica Os Aliados 

1 de outubro  

21h00 

Palácio Nacional de Queluz 

56ª EDIÇÃO DO FESTIVAL DE SINTRA – SETE LÁGRIMAS DIE NACHT \A NOITE 

Die Nacht \A Noite 

No 23º aniversário de um dos mais internacionais e aclamados grupos  portugueses de músicas antigas, seremos conduzidos numa viagem  musical inversa no tempo, inspirada na arquitetura histórica e nos edifícios  emblemáticos da Serra de Sintra. 

Obras de D. Dinis, Josquin des Prez, Manuel Machado, Carlos Seixas,  Giovanni Battista Martini, Manuel José Vidigal, Franz Schubert, Vilancicos e  Modinhas. 

Filipe Faria, voz 

Sérgio Peixoto, voz 

Pedro Castro, flautas, oboé barroco e oboé clássico 

Tiago Matias, alaúde, guitarra barroca, guitarra romântica e tiorba Mário Franco, contrabaixo 

Juan de la Fuente, percussão

1 e 2 de outubro 

DEPARTAMENTO DE CULTURA E PATRIMÓNIO | Oferta Cultural | outubro 2022 Die Nacht \A Noite 

Sábado e Domingo, das 14h00 às 17h00 (sessões de 20 minutos) Quinta da Regaleira 

A RELÍQUIA  

A partir do romance homónimo de Eça de Queirós, que escandalizou a  sociedade conformista e devota dos finais do séc. XIX, pela ousadia de pôr  em dúvida a divindade de Cristo. 

Cinco personagens presentes e duas em filme dão vida a esta comédia de  costumes.  

Três espetáculos autónomos, “Sim, Titi!”, “Viagem ao Oriente” e  “Revelações”, de 20m, com intervalos de 10m entre si, podem ser vistos  cada um separadamente ou os três em sequência, como um todo. 

Entrada livre 

2 de outubro 

17h00 

Sociedade Filarmónica Boa União Montelavarense 

XIV ENCONTRO DE BANDAS FILARMÓNICAS 

17h00 Banda dos Bombeiros Voluntários de Colares 

18h00 Banda da Sociedade Filarmónica Instrução e Recreio Familiar de  Lameiras 

2 de outubro 

17h00 

Salão do Edifício Socio-Cultural da Junta de Freguesia de Casal de  Cambra 

56ª EDIÇÃO DO FESTIVAL DE SINTRA – SETE LÁGRIMAS DIE NACHT \A NOITE 

No 23º aniversário de um dos mais internacionais e aclamados grupos  portugueses de músicas antigas, seremos conduzidos numa viagem  musical inversa no tempo, inspirada na arquitetura histórica e nos edifícios  emblemáticos da Serra de Sintra. 

Obras de D. Dinis, Josquin des Prez, Manuel Machado, Carlos Seixas,  Giovanni Battista Martini, Manuel José Vidigal, Franz Schubert, Vilancicos e  Modinhas. 

Filipe Faria, voz 

Sérgio Peixoto, voz 

Pedro Castro, flautas, oboé barroco e oboé clássico 

Tiago Matias, alaúde, guitarra barroca, guitarra romântica e tiorba Mário Franco, contrabaixo 

Juan de la Fuente, percussão. 

2 de outubro 

21h00 

Palácio Nacional de Queluz 

56ª EDIÇÃO DO FESTIVAL DE SINTRA – ALEXANDER GAVRYLYUK, PIANO 

O piano romântico 

Alexander Gavrylyuk, de origem ucraniana, é considerado pela critica  internacional “one of the world’s top pianists”. Apresenta-se em Portugal  pela primeira vez, na senda da grande tradição pianística do Festival de  Sintra. 

O programa que apresenta no Festival de Sintra é ilustrativo do discurso  romântico oitocentista em que o piano se impôs na prática e na fruição  musicais como o incontestado instrumento-rei. Com obras-primas de 

DEPARTAMENTO DE CULTURA E PATRIMÓNIO | Oferta Cultural | outubro 2022 

Beethoven, Chopin, Liszt e Rachmaninov, será um encontro perfeito entre  o génio criativo destes compositores e um intérprete superlativo. 

3 outubro a 31 dezembro  

Biblioteca Municipal de Sintra 

EXPOSIÇÃO – À VOLTA DE CAMILO: CAMILO VISTO E REVISTO 

Exposição ilustrativa da abrangência da vida e obra de Camilo Castelo  Branco no panorama cultural e cientifico, desde o séc. XIX até à atualidade  e nas diversas artes, com base nos documentos existentes na Camiliana  de Sintra. 

3 de outubro 

14h30 

Biblioteca Municipal de Sintra 

A MÚSICA EM QUE A VOZ DANÇA  

A Câmara Municipal de Sintra, assinala o inicio de um novo ano letivo, com  um convite aos Professores Bibliotecários das Bibliotecas Escolares de  Sintra, para assistirem ao 

Espetáculo “A Música em que a Voz Dança”. 

Uma forma de dar as boas vindas aos professores, apresentar as  Bibliotecas Municipais de Sintra, divulgar as suas ofertas educativas e  serviços e estabelecer e reforçar parcerias. 

“A Música em que a Voz Dança” é um espetáculo de partilha entre 3 formas  artísticas: a poesia declamada, a música do piano e a dança de um par,  com os artistas, José Fanha, Carlos Garcia, Raquel Santos e João Fanha. 

Participação gratuita 

4 de outubro a 29 de dezembro 

Museu Anjos de Teixeira 

OBRA EM DESTAQUE  

Estudo para a estátua da República, de Artur Anjos Teixeira 

Apontamentos temporários partindo de obras em exposição no Museu  Anjos Teixeira. Juntamente com a obra em destaque, serão expostos  documentos, manuscritos, fotografias e/ou outras peças relacionadas  com a obra, pertencente ao espólio dos Mestre Artur Anjos Teixeira. 

5 de outubro 

MU.SA – Museu das Artes de Sintra 

EXPOSIÇÃO – CONSERVADORES E MODERNISTAS 

No âmbito da comemoração do Dia da Implantação da República 

O objetivo da exposição é celebrar a implantação da República num  contexto do panorama artístico de então, utilizando para tal obras das  diversas coleções municipais de arte. Reflete-se aqui um conjunto de  nomes que representam grande parte dos modernistas que, antes e  sobretudo após a República, procurarão um espaço próprio para a arte  como forma de se afastarem dos cânones dos mestres oitocentistas.  

Tratam-se de artistas de rutura como Mily Possoz, Christiano Cruz, Almada  Negreiros, Jorge Barradas, Stuart Carvalhais ou Bernardo Marques, a que  se aliam nomes já com incursões na então magnética cidade das artes,  Paris, como Artur Anjos Teixeira ou Leal da Câmara. Porém, outros artistas  dessas mesmas gerações, como Alberto Sousa, Ventura Moutinho, Jaime  Murteira, João Reis ou Varela Aldemira seguirão rumos mais conservadores  na sua arte, seguindo invariavelmente a pisada dos artistas que foram seus  mestres.  

Serão ainda recordados três nomes indelevelmente ligados à História mais  recente de Sintra: José Alfredo, Maria Almira Medina e Pedro Anjos 

DEPARTAMENTO DE CULTURA E PATRIMÓNIO | Oferta Cultural | outubro 2022 

Teixeira, artistas e agentes culturais, mas também defensores de uma  República democrática. 

6 de outubro 

Biblioteca Municipal Pólo da Tapada das Mercês 

PROJETO MULTIHISTÓRIAS 

Nesta sessão, avós da comunidade contam estórias que ouviam em  crianças, que passavam de pais para filhos, de avós para netos, histórias  que viveram e que querem partilhar com os mais jovens. 

Vêm de diferentes locais, com diferentes experiências de vida, mas com  muito para partilhar! 

Uma hora de partilhas ricas de pessoas de coração grande! 

Partilha de experiências e tradições das várias comunidades de migrantes  de Sintra, através de histórias partilhadas/Ateliês, para dar a conhecer a  riqueza a nível de diversidade multicultural existente no município de  Sintra. 

Oferta de atividades que envolvem a comunidade migrante e de  refugiados de Sintra. Uma forma de dar a conhecer e aproximar  comunidades. 

Com marcação prévia 

6, 7 e 8 de outubro  

Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas 

PROVAVELMENTE SARAMAGO  

Trata-se de uma produção luso-brasileira que junta a Musgo Produção  Cultural (Portugal, Sintra) à Vinícius Piedade CIA (São Paulo, Brasil),  constituída por duas modalidades de apresentação, ambas endereçando a  sua dramaturgia para a vida e obra de Saramago, compondo um seu retrato  subjetivo. 

A primeira detém-se em torno do romance e da biografia, com encenação de  Paulo Campos dos Reis e interpretação de Vinícius Piedade. Conheceu a sua  estreia absoluta em São Paulo, Brasil, na Biblioteca Mário de Andrade,  integrando as comemorações oficiais do centenário do Nobel da Literatura  português. 

A segunda aborda a poesia, o romance e a biografia, com  interpretação/leitura de Paulo Campos dos Reis e guião de Vinícius Piedade  e Paulo Campos dos Reis, terá a sua estreia absoluta no Museu Arqueológico  de São Miguel de Odrinhas. 

Programa das apresentações:  

6 de outubro, quinta-feira  

11h00: “Provavelmente Saramago – a poesia, o romance e a biografia”, com  interpretação de Paulo Campos dos Reis, para o público escolar do ensino  secundário; 

15h00: “Provavelmente Saramago – o romance e a biografia”, com  interpretação de Vinícius Piedade, para o público escolar do ensino  secundário; 

7 de outubro, sexta-feira  

11h00: “Provavelmente Saramago – a poesia, o romance e a biografia”, com  interpretação de Paulo Campos dos Reis, para o público escolar do ensino  secundário; 

21h30: “Provavelmente Saramago – o romance e a biografia”, com  interpretação de Vinícius Piedade, para o público em geral; 

8 de outubro, sábado  

15h00: “Provavelmente Saramago – a poesia, o romance e a biografia”, com  interpretação de Paulo Campos dos Reis, para o público em geral; 

21h30: “Provavelmente Saramago – o romance e a biografia”, com  interpretação de Vinícius Piedade, para o público em geral.

7 de outubro 18h00 

Museu Ferreira de Castro 

DEPARTAMENTO DE CULTURA E PATRIMÓNIO | Oferta Cultural | outubro 2022 

Daniela Camões, natural do Porto é licenciada em Ensino Básico do 1. º  

Ciclo. Atualmente é professora no Agrupamento de Escolas Leal da  

Câmara. 

CLUBE DE LEITURA – O FALCÃO DE MALTA, DE DASHIELL HAMMETT 

“Em busca da sua irmã desaparecida, uma misteriosa Miss Wonderly  contrata a dupla de detetives privados Sam Spade e Miles Archer. Mas  quando Archer é assassinado, a prioridade para Spade passa a ser apenas  uma: descobrir o culpado. Miss Wonderly revela-se afinal a bela e  traiçoeira Brigid O’Shaughnessy e a verdadeira perseguição faz-se por  uma relíquia medieval em ouro e diamantes de valor incalculável – a  estatueta de um falcão. Um ladrão excêntrico, um assassino louco e um  líder a quem chamam «homem gordo» são algumas das figuras que o  carismático detetive encontrará pelo caminho – e nenhuma o impedirá de  dar provas de um código de ética irrepreensível.” 

O Falcão de Malta é uma das mais brilhantes obras da ficção policial de  Dashiell Hammett, um romance originalmente publicado em 1930, várias  vezes adaptado ao cinema e que continua, década após década, a seduzir  gerações de leitores. 

7 de outubro 

19h00 

Biblioteca Municipal de Sintra 

APRESENTAÇÃO DO LIVRO CORAÇÃO DE LINCE, DE DANIELA  CAMÕES  

“Coração de Lince”,é um livro infanto-juvenil, que fala sobre um lince  destroçado por se sentir desvalorizado e inferior aos outros, mas que irá  conseguir superar os obstáculos que o atormentam. Uma história que  apela à diferença, à valorização e aceitação do outro e remete para valores  como a amizade e respeito pelo próximo. 

7 de outubro 

21h00 

Palácio Nacional de Queluz 

56ª EDIÇÃO DO FESTIVAL DE SINTRA – INTIMIDADE E ÍMPETO, DIÁLOGOS DO ROMANTISMO CENTRO-EUROPEU, RAUL DA  COSTA, PIANO, E QUARTETO DE CORDAS DE MATOSINHOS 

A música de câmara com piano encontrou no romantismo o seu tempo de  eleição, em que a emoção, a poesia e o virtuosismo impetuoso dialogam,  ora em intimidade, ora com ímpeto. O programa é constituído por obras  do centro-europeu, local de origem de D. Fernando II – Quintetos de  Robert Schumann e de Antonín Dvorak, interpretados pelo mais  conceituado Quarteto de Cordas português, o Quarteto de Matosinhos e  o pianista Raul da Costa que regressa ao Festival de Sintra depois do  sucesso da sua participação na edição de 2021. 

Schumann – Quinteto com piano op. 44 

Dvorák – Quinteto com piano op.81 

Vitor Vieira, violino 

Juan Maggiorani, violino 

Jorge Alves, viola 

Marco Pereira, violoncelo

8 de outubro 

11h00 

Centro Cultural Olga de Cadaval A VOLTA AO MUNDO EM 80 DIAS  

DEPARTAMENTO DE CULTURA E PATRIMÓNIO | Oferta Cultural | outubro 2022 

A Sociedade Filarmónica Boa União Montelavarense apresenta na Casa da  

Cultura Lívio de Morais no dia 8 de outubro, pelas 15h30, a peça musical  

“O Nazareno”, baseado na vida de Jesus, e relatada pelos Evangelhos, com  

recurso a vários poemas e géneros musicais portugueses. 

Encenação de Paulo Taful. 

“Philleas Fogg vai dar a volta ao mundo em 80 dias. Vai visitar os lugares mais  exóticos do nosso planeta, conhecer novos povos, novas culturas.  

Vai viajar de comboio e de barco. E vai ser bem-sucedido, vai uma aposta?” 

8 de outubro 

15h00 

Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas 

VISITA GUIADA AO THOLOS DO MONGE  

O Tholos do Monge é um monumento funerário megalítico de falsa cúpula,  localizado numa das mais altas elevações da vertente Sul da Serra de  Sintra. Este monumento foi construído e utilizado durante o 3º milénio a.C.  (Calcolítico), com reutilizações durante a Idade do Bronze e a Idade do  Ferro. 

Atualmente encontra-se em desenvolvimento o Projeto de Conservação,  Restauro e Valorização do Tholos do Monge, que envolve a realização de  escavações arqueológicas, que permitirão documentar melhor as  estruturas e a transformação do monumento ao longo do tempo. 

8 de outubro 

15h30 

Casa de Cultura Lívio de Morais 

MUSICAL DE TEATRO – O NAZARENO 

Integrado nas festas de São Francisco de Assis de Mira Sintra Entrada: 5,00€ 

8 de outubro 

15h30 

MU.SA – Museu Artes de Sintra 

O MUSEU É MEU – OFICINAS PARA AS FAMÍLIAS  

Aqui há Bicho! 

Comemoração do Dia Mundial do Animal com leitura de conto associada  a ateliê de artes plásticas. 

8 de outubro 

15h30 

Museu Anjos Teixeira 

O MUSEU É MEU – OFICINAS PARA AS FAMILIAS 

A República das Crianças 

Aprender porque é feriado no dia 5 de outubro, é o desafio. Após visita ao Museu, será dinamizar um ateliê de Artes Plásticas.

8 de outubro 15h30 

Museu Ferreira de Castro 

DEPARTAMENTO DE CULTURA E PATRIMÓNIO | Oferta Cultural | outubro 2022 

Este Ciclo de “conversas”, é dirigido a todos os profissionais de  

informação e mediadores da leitura, assim como a todo o público em geral  

interessado pelas questões à volta do livro e da leitura. 

8 de outubro 

O MUSEU É MEU – OFICINAS PARA AS FAMILIAS 

Jogar e desenhar as palavras 

Atividade educativa com base na natureza específica do Museu Ferreira  de Castro como espaço literário, que compreende a leitura de poesia para  crianças, além de lengalengas, trava-línguas e outros textos considerados  adequados para um público entre os seis e os dez anos. A atividade  terminará com uma sessão de desenho baseada nos temas apresentados. 

8 de outubro 

16h00 

Biblioteca Municipal de Sintra 

CONFERÊNCIAS NA BIBLIOTECA – TEMA: LEITURA – NOVAS  LEITURAS 

A Biblioteca Municipal de Sintra realiza o ciclo “Conferências na  Biblioteca”, associadas à temática das Bibliotecas, do Livro e da Leitura,  num ambiente intimista e de conversa informal. 

A segunda sessão, alusiva ao mês das Bibliotecas Escolares, realiza-se no  dia 8 de outubro, às 16h sob o tema “Leitura-Novas Leituras”, e tem como  oradores a Dra. Cláudia Catanho, da FLUL – Faculdade de Letras da  Universidade de Lisboa e Dra. Teresa Santa-Clara, do Gabinete RBE 

A iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Sintra é realizada em  parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares, a Direção Geral do Livro,  dos Arquivos e das Bibliotecas e a Faculdade de Letras da Universidade  de Lisboa, e está associada a um dia comemorativo/simbólico na área do  Livro e da Leitura. 

16h00 

Biblioteca Municipal Pólo de Agualva- Cacém 

CONTO/ATELIÊ – A MINHA FAMÍLIA 

Como são as famílias? O que as torna especiais? Serão partilhadas histórias  de Família e elaborada uma árvore genealógica muito especial! 

8 de outubro 

21h00 

Sociedade Filarmónica Boa União Montelavarense 

XIV ENCONTRO DE BANDAS FILARMÓNICAS 

21h00 Banda da Sociedade Recreativa e Musical de Almoçageme 

22h00 Banda da Sociedade Filarmónica de Nossa Senhora da Fé de Monte  Abraão 

8 e 9 de outubro 

21h00 

Centro Cultural Olga de Cadaval 

56ª EDIÇÃO DO FESTIVAL DE SINTRA – L’OCCASIONE FA IL LADRO 

“A ocasião faz o ladrão” é um título que nos remete para o conhecido  ditado, que aparentemente, seria tão popular em França no final do século  XVIII como atualmente ainda continua a ser. Trata-se de uma estória típica  do género cómico, uma farsa de enganos e de disfarces, mas com um  toque de elegância e graça que a mestria musical de Rossini torna num 

DEPARTAMENTO DE CULTURA E PATRIMÓNIO | Oferta Cultural | outubro 2022 

deleite sucessivo para os sentidos: dois estranhos, Don Parmenione e o  

Conde Alberto, encontram-se numa pousada perto da cidade de Nápoles  e, ao saírem, cada um leva inadvertidamente a mala de viagem do outro.  Esse erro precipitará toda a trama, que anda à volta de dois homens  tentando casar com a mesma mulher. O final feliz, próprio das comédias,  é acompanhado pela moral cómica da estória: “Se por acaso um homem  tem a oportunidade de se tornar um ladrão, às vezes há uma razão que o  justifica”. 

A escolha de uma ópera de Rossini para uma programação dedicada a D.  Fernando II insere-se no quadro cultural de uma época em que o  compositor do Barbeiro de Sevilha pontificava na fruição musical em  Portugal. O gosto do público, quer da corte, quer da burguesia,  encontrava-se desde o seculo XVIII marcado pela música italiana, sendo  Rossini, o mais popular e celebrado compositor de óperas da primeira  metade de oitocentos, o seu expoente mais representativo. 

Don Parmione, André Henriques 

Berenice, Sandra Medeiros 

Conde Alberto, Marco Alves dos Santos 

Ernestina, Cecília Rodrigues 

Don Eusébio, João Sebastião 

Martino, João Merino 

FICHA TÉCNICA: 

Direção Musical, Pedro Carneiro 

Encenação, Carlos Antunes 

Direção de Arte, Carlos Antunes 

Desenho de vídeo, Miguel Pires de Matos 

9 de outubro 

17h00 

Sociedade Filarmónica Boa União Montelavarense 

XIV ENCONTRO DE BANDAS FILARMÓNICAS 

17h00 Banda da Sociedade Filarmónica Boa União Montelavarense 18h00 Passagem de testemunho e encerramento 

12 de outubro 

às 10h30 e 14h30 

Bibliotecas Municipais de Sintra 

NOVOS BIBLIOTECÁRIOS POR UM DIA  

Projeto que pretende sensibilizar para a vida quotidiana passada no  interior de uma Biblioteca Pública. 

Pretende-se que as crianças sejam bibliotecárias por um dia, reflitam sobre  a importância das Bibliotecas e executem tarefas práticas dos vários  serviços que existem numa biblioteca. 

13 de outubro 

10h00 

Casa de Cultura Lívio de Morais 

RECITAL PDAGÓGICO PELO SINTRA ESTÚDIO DE ÓPERA – DESCOBRIR A MÚSICA 

Duma forma criativa e pedagógica serão dados a conhecer aos alunos  alguns dos instrumentos musicais e a escutar obras oriundas de tempos  antigos, mas que são sempre atuais.

13 de outubro 

Biblioteca Municipal Pólo de Agualva Cacém PROJETO MULTIHISTÓRIAS  

DEPARTAMENTO DE CULTURA E PATRIMÓNIO | Oferta Cultural | outubro 2022 

14 de outubro 

21h00 

Centro Cultural Olga Cadaval 

Nesta sessão, avós da comunidade contam estórias que ouviam em  crianças, que passavam de pais para filhos, de avós para netos, histórias  que viveram e que querem partilhar com os mais jovens. 

Vêm de diferentes locais, com diferentes experiências de vida, mas com  muito para partilhar! 

Uma hora de partilhas ricas de pessoas de coração grande! 

Partilha de experiências e tradições das várias comunidades de migrantes  de Sintra, através de histórias partilhadas/Ateliês, para dar a conhecer a  riqueza a nível de diversidade multicultural existente no município de  Sintra. 

13 e 14 de outubro 

Centro Cultural Olga Cadaval 

KUTXI KUTXI KUTXI 

KUTXI KUTXI KUTXI é uma peça de dança contemporânea para bebés,  crianças e suas famílias. A peça foi criada a pensar na alimentação e  nutrição das crianças, trazendo para o palco uma refeição recheada de  alimentos que se expressam nos corpos dos bailarinos para criar um  ambiente de fantasia onde dança, música, sons, cores e formas atraem os  espectadores. 

Comunidade escolar 

NBC – TUDO SOBRE MIM 

EPiderme é o título da estória que Timóteo de Deus Tiny nos escreveu com papel e caneta. Dentro de quatro paredes, quando ainda vivíamos o primeiro confinamento, o artista imaginou aquele que seria, provavelmente, o seu trabalho mais despido, com sentimentos muito concretos, de linguagem extremamente simples. Os temas à flor da pele, como faz sentido, ganham corpo pela transparência e pela fragilidade do que canta. Quis aproximar-se mais das pessoas, numa altura em que parecemos todos distantes. E foi assim mesmo que construiu o alinhamento. Sozinho, criou, produziu e tocou todos os instrumentos, de forma inédita, porque afinal “toda a gente pode ser tudo”. 

14, 15, 16, 21, 22 e 23 de outubro  

Mercês 

FEIRA DAS MERCÊS  

Tradicional feira das Mercês, onde se pretende promover a recriação  etnográfica, desta feira tão emblemática do Concelho.

15 de outubro | Sábado | 9h15 

MUSEU ARQUEOLÓGICO DE SÃO MIGUEL DE ODRINHAS 

ROTEIRO BIO-CULTURAL 

DA UNIÃO DE FREGUESIAS DE SINTRA 

DEPARTAMENTO DE CULTURA E PATRIMÓNIO | Oferta Cultural | outubro 2022 

15 de outubro | Sábado | 15h30 

MU.SA – MUSEU DAS ARTES DE SINTRA 

O MUSEU É MEU | OFICINAS PARA AS FAMÍLIAS 

No âmbito da comemoração do 86º aniversário de nascimento e 26º de  

falecimento da artista plástica Dorita de Castel Branco e após uma visita  

VISITA AO MEGÁLITO DE ADRENUNES E AO THOLOS DO  MONGE 

Com o formato de percurso pedestre, esta iniciativa insere-se no projeto  Roteiros Bio-Culturais, de cariz gratuito, com o objetivo de dar a conhecer  o concelho e de promover a preservação do Património e da  Biodiversidade. 

Este Roteiro terá uma forte componente arqueológica, com referência à  ocupação pré-histórica da Serra de Sintra. 

Destinatários: Público em geral 

Nota: Acesso gratuito, com marcação prévia / lugares limitados Inscrições: através do telefone 21 923 86 08 

ou do email dpa.masmo@cm-sintra.pt 

15 de outubro | Sábado | 15h00 

CASA-MUSEU LEAL DA CÂMARA 

O MUSEU É MEU | OFICINAS PARA AS FAMÍLIAS 

VISITA TEMÁTICA: O RETRATO NA OBRA GRÁFICA DE MESTRE  LEAL DA CÂMARA 

Destinatários: Público em geral e famílias 

Nota: Acesso gratuito, com marcação prévia / lugares limitados Inscrições: através do telefone 21 923 8841 

dbmu.museu.lcamara@cm-sintra.pt 

guiada às exposições patentes no MU.SA – Museu das Artes de Sintra vão  realizar-se um conjunto de performances corporais que acompanham a  visita orientada, inspiradas nas esculturas da artista, convidando o público  a uma participação ativa. 

Destinatários: Público em geral e famílias 

Nota: Acesso gratuito, com marcação prévia/lugares limitados (10) Inscrições: através do telefone 21 923 6106 

dbmu.servico.educativo@cm-sintra.pt 

15 de outubro | Sábado | 15h30 

MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL DE SINTRA 

O MUSEU É MEU | OFICINAS PARA AS FAMILIAS 

DOCUMENTÁRIO DA BBC: O TEMPO DAS FERAS 

Destinatários: Público em geral e famílias 

Nota: Acesso gratuito, com marcação prévia/lugares limitados (10) Inscrições: através do telefone 21 923 8563 

dbmu.museu.hnatural@cm-sintra.pt

15 de outubro | Sábado | 16h00 BIBLIOTECA PÓLO DE QUELUZ CONTO/ATELIÊ: AMIGOS ESPECIAIS 

DEPARTAMENTO DE CULTURA E PATRIMÓNIO | Oferta Cultural | outubro 2022 

Poder e à Força, seus servidores, e também a Hefesto, para o conduzirem  

até ao monte Cáucaso e aí o prenderem com grilhões de aço. 

Esta pena durará 30 mil anos. Sabemos que o Titã será libertado, mas por  

quem? Terá Prometeu a resposta para esta questão? Público-alvo:  

Público em geral. 

O rato está à espera dos seus Amigos Especiais, junto ao rio. Pequenas  nuvens brancas passeiam-se pelo céu. E ao pé dos juncos as libelinhas  passam a voar. 

Uma reconfortante história sobre passar tempo com os amigos. 

Destinatários: Famílias com crianças maiores de 4 anos 

Nota: Acesso gratuito, com marcação prévia / lugares limitados Inscrições: através do telefone 21 920 7218 

15, 16, 22, 23 29, 30 de outubro e 5 e 6 de novembro | Sábados e domingos | 18h00 

MUSEU ARQUEOLÓGICO 

DE SÃO MIGUEL DE ODRINHAS 

PROMETEU AGRILHOADO 

TAPAFUROS 

Uma adaptação de uma obra clássica pelo Teatro TapaFuros, “Prometeu  Agrilhoado”, do dramaturgo Ésquilo, estará em cena, aos sábados e  domingos, pelas 18h00, entre 15 de outubro e 6 de novembro. Esta peça fala-nos da soberba rebeldia do Titã Prometeu, que foi  castigado severamente por muito ter amado os homens. A sua intrépida  resistência e inabalável recusa em dobrar a cerviz ao jugo da tirania  fizeram de Prometeu um símbolo de tudo quanto implique luta por um  ideal de nobreza de alma. 

Após Prometeu ter roubado o fogo a Zeus e tendo-o dado aos mortais – que criaram todas as artes através dele – Zeus, irritado, entregou-o ao  

Destinatários: Público em geral 

Nota: Acesso: 5,00€; mediante marcação; limitado à capacidade  da sala (80 lugares) 

Informações e reservas: 

Tel.: 21 923 86 08 ou 96 861 01 05 

E-mail: dpa.masmo@cm-sintra.pt ou producao@tapafuros.com 

16 de outubro 

10H00MIRANDO. CAMINHOS COM CULTURA 

QUINTA DOS LÓIOS 

Passeio cultural à Quinta dos Lóios. Apesar de arruinada, é ainda possível  observar-se vestígios construtivos da sua grandiosidade e dos seus  tempos áureos. É percetível sentir a paz bucólica em redor do grande  tanque setecentista, todo ele em alvenaria, alimentado por levada de  água, sobrelevada e cruzando a Ribeira das Jardas, bem como visualizar a  grande cruz granítica encastrada no muro que representa a sacralização  das águas. 

Destinatários: Público em geral 

Nota: Acesso gratuito, com marcação prévia / lugares limitados Inscrições: dpec.casadacultura@cm-sintra.pt ou telefone:  

219128270.

DEPARTAMENTO DE CULTURA E PATRIMÓNIO | Oferta Cultural | outubro 2022 

16 de outubro a 16 de novembro 

Terça a sexta-feira | 10h30 e 14h30 

BIBLIOTECAS MUNICIPAIS DE SINTRA 

UM MÊS COM SARAMAGO 

PROGRAMA DE ATIVIDADES INTEGRADAS NAS  

COMEMORAÇÕES DO CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE JOSÉ  SARAMAGO QUE SE ASSINALA A 16 DE NOVEMBRO DE 2022 

CONTO/ATELIÊ: A MAIOR FLOR DO MUNDO, DE JOSÉ  SARAMAGO 

Numa aldeia distante, morava um menino muito curioso e brincalhão que  todos os dias gostava de ir brincar para um jardim cheio de flores e  pequenos animais. 

Certo dia, distraído na brincadeira, o menino afastou-se um pouco mais da  aldeia e, pelo caminho, encontrou uma pequena flor. A flor estava murcha  e quase morta. Precisava de alguma coisa…O que seria? Será que o menino  a conseguiria salvar? 

Destinatários: Comunidade Educativa / Maiores de 4 anos 

Nota: Acesso gratuito, com marcação prévia / lugares limitados Inscrições: 

Biblioteca Municipal de Sintra  

21 923 61 71 / 90 

Biblioteca Pólo da Tapada das Mercês  

21 920 7218 

Biblioteca Pólo de Agualva Cacém  

21 432 8039 

Biblioteca Pólo de Queluz  

21 920 7218 

UM LIVRO DE SARAMAGO… 

Este mês os livros de Saramago, estarão em destaque. 

Todas as semanas destacamos um nos espaços das Bibliotecas e na  BIBLIONET – Base Bibliográficas das BMS’s 

LEITURAS DE SARAMAGO ÀS ESCURAS 

O desafio é que o leitor leve um livro de Saramago sem julgá-lo pela capa,  ou Título e assim proporcionar um momento de descobertas ou novas  possibilidades de leitura do escritor, único Prémio Nobel da Literatura  português. 

16 de outubro | Domingo | 16h00 

CENTRO CULTURAL OLGA DE CADAVAL ACÁCIO BARREIROS 

KUTXI KUTXI KUTXI 

KUTXI KUTXI KUTXI é uma peça de dança contemporânea para bebés,  crianças e suas famílias. A peça foi criada a pensar na alimentação e  nutrição das crianças, trazendo para o palco uma refeição recheada de  alimentos que se expressam nos corpos dos bailarinos para criar um  ambiente de fantasia onde dança, música, sons, cores e formas atraem os  espectadores. 

Destinatários: Público infantil

16 outubro | Domingo 

QUINTA NOVA DA ASSUNÇÃO 

DEPARTAMENTO DE CULTURA E PATRIMÓNIO | Oferta Cultural | outubro 2022 

20 outubro | Quinta-feira | 14h30 

CASA DA CULTURA LÍVIO DE MORAIS 

CICLO ÓPERAS NA RUA – ESPETÁCULO DE ENCERRAMENTO “JARDINS DU BEL CANTO” 

Destinatários: Público em geral 

20 outubro | Quinta-feira | 10h00, 14h00 e 16h00 MUSEU ARQUEOLÓGICO 

DE SÃO MIGUEL DE ODRINHAS 

EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO “ECOS DA CIDADE DOS  MORTOS” 

O convite é conhecer as mais recentes escavações arqueológicas  realizadas na necrópole romana de Olisipo (atual Lisboa), concentrada ao  longo da via de acesso ao norte da cidade. 

Este documentário, da autoria de Raul Losada, inclui imagens inéditas de  escavações do início dos anos 60, testemunhos científicos e  surpreendentes recriações virtuais 3D. 

Uma vez que no Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas se  guardam memórias da sociedade romana do município olisiponense,  cremos ser este um local ideal para a apresentação deste documentário. Após a exibição será encetada uma conversa com o nosso arqueólogo  Alexandre Gonçalves, seguida de uma visita guiada à coleção romana do  Museu. 

Não perca! 

Destinatários: Público em geral (3.º Ciclo e Secundário)  

Nota: Acesso gratuito, com marcação prévia/lugares limitados (80) Inscrições: através do telefone 21 923 86 08 

ou do email dpa.masmo@cm-sintra.pt 

CICLO DE CINEMA CLÁSSICO 

“TRÊS DA VIDA AIRADA” 

Um Ciclo de Cinema Clássico direcionado às instituições locais e à  população em geral, tendo em vista o encontro e o convívio entre  gerações. 

Destinatários: Público em geral 

20 outubro 

BIBLIOTECA PÓLO DE QUELUZ 

PROJETO MULTIHISTÓRIAS 

Nesta sessão, avós da comunidade contam estórias que ouviam em  crianças, que passavam de pais para filhos, de avós para netos, histórias  que viveram e que querem partilhar com os mais jovens. Vêm de diferentes locais, com diferentes experiências de vida, mas com  muito para partilhar! 

Uma hora de partilhas ricas de pessoas de coração grande! Partilha de experiências e Tradições das várias comunidades de migrantes  de Sintra, através de histórias partilhadas/Ateliês, para dar a conhecer a  riqueza a nível de diversidade multicultural existente no município de  Sintra. 

Destinatários: Comunidade Educativa Maiores de 4 anos 

Nota: Acesso gratuito, com marcação prévia 

Inscrições: através do telefone: 21 920 7218

22 de outubro | Sábado | 9h15 

MUSEU ARQUEOLÓGICO DE SÃO MIGUEL DE ODRINHAS 

ROTEIRO BIO-CULTURAL 

DEPARTAMENTO DE CULTURA E PATRIMÓNIO | Oferta Cultural | outubro 2022 

Visionamento em tela, na sala polivalente da BMS, da curta-metragem “A  

maior flor do mundo” de José Saramago, do realizador Juan Pablo  

Etcheverry. 

Um conto de rara beleza, repleto de símbolos e enigmas, destinado a uma  

infância que cresce num mundo onde a ambição parece substituir a falta  

de ideais. E também para os homens e mulheres que parecem ter  

esquecido o valor das coisas simples e o respeito pelo seu ambiente. 

DA UNIÃO DE FREGUESIAS DE AGUALVA E MIRA SINTRA UM ROTEIRO BIO-CULTURAL, COM UMA VISITA GUIADA À ANTA DA AGUALVA 

Com o formato de percurso pedestre, esta iniciativa insere-se no projeto  Roteiros Bio-Culturais, de cariz gratuito, com o objetivo de dar a conhecer  o concelho e de promover a preservação do Património e da  Biodiversidade. 

Destinatários: Público em geral 

Nota: Acesso gratuito, com marcação prévia / lugares limitados Inscrições: através do telefone 21 923 86 08 

ou do email dpa.masmo@cm-sintra.pt 

22 de outubro | Sábado | 16h00 

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SINTRA 

LEITURAS EM FAMÍLIA 

FILMES NA BIBLIOTECA 

“A MAIOR FLOR DO MUNDO” 

Gênero: Animação 

E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para  os adultos? Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto  tempo têm andado a ensinar? 

Narrado pelo próprio José Saramago, este filme de animação tem a banda  sonora de Emilio Aragón que pela mesma recebeu o Prémio Amigos da  Música de Badalona para a Melhor Música Original. 

Após visionamento do filme, a proposta é que cada família crie e construa  uma Flor, com diversos materiais recicláveis. Essas flores ficarão em  exposição na Biblioteca, até 16 de novembro. 

Destinatários: Famílias com crianças maiores de 4 anos 

Nota: Acesso gratuito, com marcação prévia / lugares limitados Inscrições: 21 923 6171 / 90 

a partir de 22 de outubro 

Sábados às 16h00 

Domingos às 11h00 

Terça a Sexta Feira: às 10h30 e às 14h30 

ESPAÇO TEATROESFERA (MONTE ABRÃO) 

A BELA E O MONSTRO 

A subir ao palco do Teatroesfera a partir de 22 de outubro, “Bela e o  Monstro” surge para mostrar que a beleza interior é o que  verdadeiramente importa. 

Inspirado no mais encantado dos contos infantis, “A Bela e o Monstro”, da  romancista francesa Gabrielle-Suzanne Barbot, publicado em 1740, com  inúmeras versões posteriores, Fernando Gomes estreia o seu mais novo  musical “Bela e o Monstro”. 

À primeira vista, esta criação é um musical divertido, animado, colorido,  com reviravoltas e surpresas visuais, muito suspense, grandes sentimentos 

DEPARTAMENTO DE CULTURA E PATRIMÓNIO | Oferta Cultural | outubro 2022 

e, claro, um final feliz, mas esta obra aborda assuntos muito mais  importantes. 

A verdadeira beleza da história… 

A beleza desta história está na mensagem implícita, “o que é visível aos  olhos pode ser enganador”! Atrás de uma imagem, de um rosto, de um  corpo, do outro, existe um “eu” que é preciso descobrir e construir. E,  essa descoberta e construção só é possível numa relação de empatia,  apoio, segurança e amor. 

Bela, não só no seu nome e aparência, mas intrinsecamente bela,  consegue perceber e amar aquele que na sua aparência é um monstro e,  assim, transformá-lo. Isto porque aceitou comunicar e relacionar-se com  ele. 

Com a comunicação, nasce o afeto! 

Sem se relacionar não haveria o conhecimento, e sem conhecimento  atribuem-se significados apenas em função do ponto de vista e  preconceito de cada um. 

No entanto, Bela não se limita à aparência física, acabando por descobrir  e amar aquele que afinal é o mais belo dos seres, e quando lhe declara o  seu amor ele revela-se o mais belo dos príncipes. 

Destinatários: Público em geral 

Nota: Reservas e mais informações: 932490509 

teatroesfera@outlook.pt 

22 outubro | Sábado | 16h00 

MUSEU ARQUEOLÓGICO 

DE SÃO MIGUEL DE ODRINHAS 

CONFERÊNCIA “O PROJETO DE RECUPERAÇÃO E  

VALORIZAÇÃO DO SÍTIO ARQUEOLÓGICO DO ALTO DA VIGIA” CONFERÊNCIA SEGUIDA DE VISITA, INTITULADA “O PROJETO  DE RECUPERAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO SÍTIO ARQUEOLÓGICO  DO ALTO DA VIGIA”, POR ALEXANDRE GONÇALVES. 

A atividade iniciar-se-á no Auditório do Museu, onde terá lugar a  conferência. Esta será seguida de visita guiada à exposição «Onde o Sol  se apaga no Oceano – O Santuário mais ocidental do Império Romano»,  onde está patente o espólio mais significativo deste importante sítio  arqueológico de Sintra. 

Destinatários: Público em geral 

Nota: Acesso gratuito, com marcação prévia/lugares limitados Inscrições: através do telefone 21 923 86 08 

ou do email dpa.masmo@cm-sintra.pt 

22 outubro | Sábado | 16h00 

MUSEU ARQUEOLÓGICO 

DE SÃO MIGUEL DE ODRINHAS 

NOITE DE ORFEU 

BANDA DA SOCIEDADE FILARMÓNICA UNIÃO ASSAFORONSE 

O Museu será anfitrião de um concerto apresentado pela Banda da  Sociedade Filarmónica União Assaforonse. 

Destinatários: Público em geral 

Nota: Acesso gratuito, com marcação prévia/lugares limitados Inscrições: através do telefone 21 923 86 08 

ou do email dpa.masmo@cm-sintra.pt

23 outubro | Domingo | 16h00 

DEPARTAMENTO DE CULTURA E PATRIMÓNIO | Oferta Cultural | outubro 2022 28 de outubro 

CASA DA CULTURA LÍVIO DE MORAIS 

MATINÉS MUSICAIS 

RANCHO FOLCLÓRICO DOS RECREIOS DA VENDA SECA 

A apresentação do Rancho Folclórico dos Recreios da Venda Seca está  inserida no ciclo de Matinés Musicais que a Câmara Municipal de Sintra  realiza com o objetivo de promover e incentivar a atividade cultural no  concelho. 

Destinatários: Público em geral 

27 de outubro | Quinta-feira | 14h30 

CASA DA CULTURA LÍVIO DE MORAIS 

CICLO DE CINEMA CLÁSSICO 

“A SEVERA” 

A Câmara Municipal de Sintra apresenta na Casa da Cultura Lívio de Morais,  um Ciclo de Cinema Clássico direcionado às instituições locais e à  população em geral, tendo em vista o encontro e o convívio entre  gerações. 

Destinatários: Público em geral 

ESPAÇO DA EX-ADEGA 

A QUINTA NOVA DA ASSUNÇÃO 

EXPOSIÇÃO “O BESTIÁRIO” 

A 1ª das exposições do projeto O Museu Fora de Si, com obras da Coleção  Municipal de Arte, da Biblioteca e dos Museus Municipais. 

Curadoria do Prof. Vítor dos Reis 

27 de outubro | Sexta-feira | 21h00 

CENTRO CULTURAL OLGA CADAVAL 

AUDITÓRIO JORGE SAMPAIO 

DIOGO BATÁGUAS 

“PROCESSO” 

“Diogo Batáguas é um humorista que se vê envolvido em diversos  processos. Essas ações judiciais alavancam um processo de auto análise  relativamente à sua conduta pessoal e artística. 

No fundo, esta lenga-lenga serve para justificar o nome do espectáculo. 

Se quisermos colocar isto de forma mais honesta, é uma hora e tal de stand  up comedy onde o rapazito vai falar sobre o que lhe apetece.” 

Destinatários: maiores de 16 anos

29 de outubro | Sábado | 9h15 

MUSEU ARQUEOLÓGICO DE SÃO MIGUEL DE ODRINHAS 

DEPARTAMENTO DE CULTURA E PATRIMÓNIO | Oferta Cultural | outubro 2022 

29 de outubro | Sábado | 15h30 

MUSEU ANJOS TEIXEIRA 

COMEMORAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DO MUSEU 

ROTEIRO BIO-CULTURAL DA UNIÃO DE FREGUESIAS 

DE MASSAMÁ E MONTE ABRAÃO 

UM NOVO ROTEIRO BIO-CULTURAL, COM UMA VISITA GUIADA À ANTA DE MONTE ABRAÃO 

Com o formato de percurso pedestre, esta iniciativa insere-se no projeto  Roteiros Bio-Culturais, de cariz gratuito, com o objetivo de dar a conhecer  o concelho e de promover a preservação do Património e da  Biodiversidade. 

Destinatários: Público em geral 

Nota: Acesso gratuito, com marcação prévia / lugares limitados Inscrições: através do telefone 21 923 86 08 

ou do email dpa.masmo@cm-sintra.pt 

29 de outubro | Sábado | 10h30 

MUSEU ARQUEOLÓGICO 

DE SÃO MIGUEL DE ODRINHAS 

Visita-descoberta: «Vem conhecer os deuses do Santuário Romano do  Alto da Vigia» | Famílias no Museu Sol, Lua e Oceano são os deuses  cultuados em Sintra há quase dois mil anos. Vamos conhecê-los! Decorar máscaras de cartolina – dos deuses Sol, Lua e Oceano – com lápis  aguarela, lã, folhas de hera, palha, areia, etc., é a tarefa proposta. 

Destinatários: Público em geral 

Nota: Acesso gratuito, com marcação prévia / lugares limitados Inscrições: através do telefone 21 923 86 08 

ou do email dpa.masmo@cm-sintra.pt 

PASSEIO DOS MESTRES 

Um percurso pelas ruas de Sintra para conhecer as esculturas de Mestre  Artur e Pedro Anjos Teixeira, no âmbito do aniversário do Museu Anjos  Teixeira. 

Ponto de encontro no Museu Anjos Teixeira. 

Partida do Museu Anjos Teixeira | Parque estacionamento do Rio do Porto  | Volta do Duche | Vila | Parque da Liberdade| Museu Anjos Teixeira. 

Duração previsível: 1h30 a 2h00. 

Destinatários: Público em geral 

Nota: Acesso gratuito, com marcação prévia / lugares limitados Inscrições: através do telefone 21923 8827

DEPARTAMENTO DE CULTURA E PATRIMÓNIO | Oferta Cultural | outubro 2022 

29 de outubro | Sábado | 16h00 

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SINTRA 

MÚSICA PARA BEBÉS E FAMÍLIA 

Nesta sessão de música os Bebés e suas Famílias, são envolvidos num  

ambiente musicalmente rico, com canções, cantos rítmicos, com recurso  

a instrumentos e objetos musicais, privilegiando momentos de interação  

entre bebé e família, que favorecem a afetividade e a comunicação. 

Destinatários: famílias com Bebés dos 0 aos 36 meses 

Nota: Acesso gratuito, com marcação prévia / lugares limitados 

Inscrições: 21 923 6171 / 90 

29 de outubro e 30 de novembro 

Inauguração: 29 de outubro | 16h00 

CASA DA CULTURA LÍVIO DE MORAIS 

EXPOSIÇÃO DE PINTURA, ESCULTURA E DESENHO 

“RETROSPETIVA DA OBRA DE LÍVIO DE MORAIS” 

A realização desta exposição é composta por três vertentes: Pequeno  

Formato (pintura e desenho), Grande Formato (Esculturas em gesso, pedra  

e bronze) e Projeto Quelimane (que pretende sortear 10 obras de arte para  

ajuda a crianças deficientes, bem como apoio para restauro da Catedral  

de Quelimane (Zambézia / Moçambique), danificada pelo ciclone IDAI. 

No dia da inauguração Lívio de Morais propõe-se a pintar ao vivo uma tela  

de grandes dimensões. Destinatários: Público em geral

Share Button

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top