Sintra na atualidade- 2020

Janeiro

11- Primeiro espetáculo do ano letivo 2019/2020 das academias Ai!aDança reúne cerca de mil bailarinos entre alunos e convidados. 

11-A Casa da Cultura Lívio de Morais inaugura a exposição de Fotografia “Olhar Sintra”, de André Marques e António Cassapo, patente até 16 de fevereiro.

11-Realiza-se a corrida “Rio de Mouro Cross Run – 6º Grande Prémio Carlos Correia”, segunda prova da temporada de 2019/2020 do Troféu “Sintra a Correr”, no Parque Urbano Rinchoa – Fitares.

11-Reabertura da cadeia comarcã de Sintra, após as obras que restabeleceram as condições de segurança para a utilização pelo grupo 93 dos escoteiros em Sintra.

17-O MASMO – Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas abre a exposição «Da pré-atualidade à Idade Média: as tradições ancestrais e os seus derradeiros séculos», Inaugurando-se assim mais uma nova secção expositiva do Museu, designada como “Claustro do Tempo”.

21- Inauguração no M.U.S.A da exposição “Património da Humanidade do Japão”, de Kazuyoshi Miyoshi.

21-O Centro Cultural Olga Cadaval é o local escolhido para a realização do “IX Encontro Fora da Caixa”, sob o tema “Território e Urbanismo”

A iniciativa da Caixa Geral de Depósitos contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, como orador no painel sobre “Urbanismo e Ambiente”, juntamente com o vereador do Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia da Câmara Municipal de Sintra, José Sá Fernandes, e da moderadora Rita Neves (SIC Notícias).

22-Um importante acervo documental pertencente a Ferreira de Castro é doado pela filha do escritor, Elsa Ferreira de Castro, ao município de Sintra, passando a ocupar lugar no espólio do Museu Ferreira de Castro.

De entre o conjunto agora doado encontram-se os manuscritos de “A Selva” e de “A Lã e a Neve” – dois dos mais emblemáticos romances portugueses do século XX – textos manuscritos e dactilografados, um estudo original de Cândido Portinari para a edição ilustrada de “A Selva”, cerca de três centenas de cartas, entre duplicados do próprio Ferreira de Castro, correspondência com editores estrangeiros, e também cartas inéditas de Aquilino Ribeiro, Jorge Amado, Ramon Gómez de la Serna, Stefan Zweig, entre outros.

25-O Centro Cultural Olga Cadaval recebe o concerto de Dulce Pontes – 30 Anos de Música

25- O Teatrosfera apresenta Noites Brancas

26-Decorre a edição de 2020 da Corrida “Fim da Europa”. Foram vencedores da prova, que contou com cerca de 2800 atletas inscritos, Leonardo Coelho (Clube de Atletismo de Sintra) e Rute Martins (VILT Runners).

28- É publicada no Diário da República a classificação dos plátanos de Colares como arvoredo de interesse público, proposta pela Alagamares e ativistas de Sintra

Fevereiro

7-O Centro Cultural Olga Cadaval recebe a conferência “Connecting Stone Knowledge” que integra o programa de lançamento para o projeto StoneCITI – Centro de Inteligência, Tecnologia e Inovação da Pedra Natural, nas antigas instalações da Pardal Monteiro

11- The Gift atuam no CCOC

11-Manuel Costa Oliveira provedor da Santa Casa da Misericórdia de Sintra

15-Apresentação na Biblioteca Municipal de Sintra do livro de Ofélia Cabaço, “Groselhas em Flor”, recolha de poemas escritos pela autora num período difícil da sua vida, após a partida do seu companheiro.

16-A ABIT – Associação de Bicicletas da Terrugem realiza o “IV Terrugem Trail”, A iniciativa integra um trail curto (10 Km), um trail longo (25 Km) e uma caminhada.

20- Publicada no Diário da República a resolução 7B/2020 que aprova a entrada em vigor do PDM de Sintra

https://dre.pt/home/-/dre/129479947/details/maximized

21-A Alagamares promove na Casa de Teatro de Sintra uma tertúlia em torno da obra de Teolinda Gersão

22-A Casa da Cultura Lívio de Morais, em Mira Sintra inaugura a exposição de Lívio de Morais “Pensadores / Construtores da História”. A inauguração conta ainda com o Recital de Violoncelo do solista Ricardo Ferreira, do Sintra Estúdio de Ópera.

26- Basílio Horta recebe em Paris o Cities A List dos CDP Europe Awards, por boas práticas ambientais

27-Espontâneo – 9ª edição do Festival Internacional de Teatro de Improviso

27-A Biblioteca Municipal de Sintra recebe a sessão de lançamento do livro “Não Pises as Formigas” de Edgardo Xavier

Março

3-O Museu S. João de Deus da Casa de Saúde do Telhal dá a conhecer ao público, até dia 30 de abril, a exposição “Das Trincheiras ao Hospital, Portugal, Saúde e Grande Guerra”, mostra dedicada à temática da 1ª Guerra Mundial e suas consequências na saúde.

3- A Câmara Municipal de Sintra aciona o plano de contingência para a infeção do COVID-19, que tem como missão acompanhar a evolução da propagação do Coronavírus (COVID-19), antecipar e implementar as medidas e ações adequadas de prevenção, intervenção e recuperação a fim de assegurar a continuidade das atividades essenciais e prioritárias da Câmara Municipal e do município de Sintra, apoiar as populações e restabelecer, caso se justifique, a normalidade.O plano abrange 4650 trabalhadores que asseguram serviços essenciais ao segundo maior município de Portugal (cerca de 400 mil habitantes).

Entre as medidas implementadas de imediato destaque para:

1 – Disponibilização de máscaras respiratórias aos trabalhadores da Loja e Espaços do Cidadão.

2 – Articulação permanente com os serviços de saúde.

3 – Criação de locais de isolamento nas 11 freguesias do concelho de Sintra.

4 – Todos os serviços municipais passam a ter disponível, em caso de necessidade, um kit de proteção para os trabalhadores.

11-Sintra suspende o atendimento dos serviços municipais devido à pandemia Covid 19

13- Monumentos de Sintra encerrados devido ao Covid 19

20- Morte de Sérgio José Freitas, antigo jogador, treinador e dirigente do Sintrense

Maio

16- Os vereadores Carlos Parreiras e Paula Simões abandonam a coligação encabeçada por Marco Almeida

19- Encontrado perto de Sesimbra o corpo do rapper de S. Marcos Motta Jr.

26- Márcia Chiolas renuncia ao lugar de vereadora

Junho

6- Segunda edição do Festival Imaginário, iniciativa da byfurcação e Cultursintra, apenas on line

15-Ricardo Tomás Alves lança a sua obra “O Desempregado”

15- Tem início a adaptação do edifício da antiga fábrica MELKA, no Cacém, para instalação neste lugar da Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra – EPRPS, representando para a autarquia um investimento de 306 mil euros.

30-A Câmara Municipal de Sintra aprova em reunião de executivo, a abertura do concurso público para a primeira fase da Empreitada de Estabilização e Consolidação do Vale da Raposa, no valor base de 493 mil e 500 euros, que dará lugar ao Jardim Romântico de Sintra.

Julho

1-Devido às diferentes evoluções da pandemia de Covid-19, em diferentes regiões, o País está dividido em três estados, alerta, contingência e calamidade

Dezanove freguesias dos concelhos de Lisboa, Sintra, Amadora, Odivelas e Loures, com maior incidência de novos casos de covid-19, permanecem numa situação de calamidade, com regras mais restritivas, a saber Algueirão-Mem Martins, Queluz Belas, Rio de Mouro, Agualva e Mira Sintra, Cacém e S. Marcos e Massamá.

8- O selo Clean & Safe é atribuído aos museus e bibliotecas de Sintra

13- Morre José Valério Vicente, primeiro Presidente da Assembleia Municipal de Sintra depois do 25 de Abril, aos 99 anos.

17-Devido à indefinição resultante do novo coronavírus, não é possível reunir nomes para a constituição de uma Comissão de Gestão, para presidir ao Progresso Clube, que em Assembleia Geral, decide fechar portas, encerrando todas as suas atividades.

20-Incêndio na Carregueira, Belas, mobiliza 200 homens e 6 meios aéreos

22-O jovem piloto natural da Praia das Maçãs, Dinis Borges, do Moto Clube de Sintra, vence a terceira prova do Campeonato Nacional de Velocidade em motociclismo, na classe Supersport 300.

Aos comandos de uma moto Kawasaki Ninja 400, Dinis Borges, para além de conquistar o lugar mais alto do pódio, obteve um novo record de pista ao realizar a sua melhor volta em 1.53,271 minutos.

22- Terminam os trabalhos de execução da rede ciclável da cidade de Queluz.

23-A Câmara Municipal de Sintra aprova, em reunião de executivo, o desenvolvimento de um projeto para a criação de uma Área Marinha Protegida em Sintra.

O projeto de cariz ambiental pretende preservar o meio marinho e preservar os recursos naturais do concelho, indo ao encontro da Estratégia da União Europeia para a Biodiversidade traçada até 2030.

30-Sintra é um dos cinco municípios portugueses a ter lugar de destaque num documento divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU) sobre implementação de medidas consideradas inovadoras e recomendadas no combate à COVID-19 em áreas urbanas.

O município de Sintra, a par de Lisboa, Porto, Braga e Vila Nova de Famalicão, integra o capítulo de “Políticas e soluções inovadoras para proteção equitativa e recuperação da COVID-19 em configurações urbanas” pelas medidas de apoio ao pagamento de rendas que permitiram o apoio direto a mais de 1600 famílias.

30-O Conselho de Ministros aprova a transição para o estado de contingência das 19 freguesias dos cinco concelhos da Área Metropolitana de Lisboa que se encontravam em estado de calamidade, em que se incluíam 6 freguesias de Sintra.

Agosto

1-Alcino Alves( foto) presidente da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários (AHBV) de Colares, António Louro comandante da corporação.

1-O MU.SA – Museu das Artes de Sintra dá lugar à exposição de vídeo “dOpamyna3.0 “ de Pushkhy (estará patente ao publico de 1 de agosto a 6 de setembro, no Espaço LAB ARTE).

1-Viagem à Volta do Meu Atelier”, de Manuel Vilarinho, chega ao MU.SA – Museu das Artes de Sintra (estará patente até dia 6 de setembro).

2-Vasco Ribeiro e Teresa Bonvalot vencem o Sintra Pro, terceira etapa da Liga portuguesa de surf, disputada na Praia Grande desde 31 de Julho. Após dois anos de interregno, a etapa Allianz Sintra Pro volta a Sintra com a 6.ª edição do subtroféu Allianz Triple Crown, composto por três etapas disputadas na Figueira da Foz, Ericeira e Sintra.

5-Exposição “Entre o Signo da Cruz e o Signo do Crescente” no MASMO

5-Concluído o circuito ciclável e pedonal na Freguesia de Rio de Mouro e ligação ao Cacém

6- A Portaria nº 505/2020, publicada no DR II Série nº 152/2020 classifica como bem cultural de interesse público a Coleção Camiliana de Sintra, que integra a Biblioteca Municipal de Sintra

Formada a partir da coleção particular de Rodrigo Simões do Carmo Costa (1873-1947), sintrense que colecionou exaustivamente obras da autoria de Camilo Castelo Branco e que em 1939 doou a sua coleção ao Município de Sintra.

Do seu fundo arquivístico destacam-se os manuscritos autografados e várias obras de Camilo Castelo Branco: poesias, correspondência de Camilo, de Ana Augusta Plácido e de outros autores sobre a vida e obra do escritor, existindo ainda vários artigos de crítica literária camiliana.

O fundo bibliográfico é constituído pela bibliografia ativa e passiva de Camilo Castelo Branco, engloba todos os originais do escritor, traduções que permitiram a divulgação pela Europa da sua obra, publicações de crítica literária camiliana e periódicos.

Já o fundo iconográfico revela o gosto e a admiração de diversos artistas por Camilo Castelo Branco, abrangendo uma variável panóplia de técnicas e de suportes.

9-Depois de meses de intervalo, por causa da pandemia do Covid 19, regressa a tradicional Feira de S. Pedro.

14-Quarenta e três utentes e 12 funcionários do lar da Associação de Solidariedade e Apoio Social do Pessoal da TAP, na Várzea de Sintra, testam positivo à covid-19

19-Os condutores de Tuk-Tuk protestam , contra as constantes restrições de circulação impostas pela autarquia no acesso à serra de Sintra, devido ao elevado risco de incêndio.

24-O comércio de Sintra é autorizado a retomar os horários pré-pandemia

25-Assinado o auto de consignação referente à Empreitada de Recuperação dos Edifícios na Quinta da Ribafria, no valor de 725 mil euros, corresponde à 1.ª fase do projeto de reabilitação da quinta, no total de três períodos. As etapas seguintes a serem alvo de recuperação são os espaços interiores e os jardins.

As intervenções nesta primeira fase vão incidir em três vertentes: Fachadas: Remoção total e aplicação de novo reboco com pintura; Janelas e Portas: Reabilitação, eventual substituição, tratamento de prevenção e isolamento; Coberturas: Desmonte e remoção total do existente, com limpeza e isolamento de caleiras; Assentamento de nova cobertura com telha nova.

Foi também addinado o auto referente à Empreitada de Reabilitação das Cocheiras da Quinta da Regaleira, um investimento de 230 mil euros, corresponde ao primeiro edifício da Quinta a ser intervencionado de modo mais profundo, seguindo-se para o ano de 2021 a limpeza e recuperação exterior do Palácio da Regaleira.

As intervenções a serem realizadas nas Cocheiras da Quinta da Regaleira incidem em três áreas:Cobertura: Limpeza, substituição de telhas danificadas e isolamento; Fachadas: Limpeza e restauro de cantarias e outros elementos arquitetónicos; Limpeza, reparação e pintura exterior de paredes em alvenaria; Interiores: Remodelação dos pisos 1, 2, 3 e sótão e adaptação para serviços.

29-Atribuição do nome de Maria Almira Medina no dia do seu centenário ao jardim que liga a Volta do Duche ao Museu Anjos Teixeira

29- Realiza-se o 1.º Concurso Internacional de Dressage de Sintra na Quinta da Beloura, evento organizado pela Beloura – Horse Center e que conta com o apoio da Câmara de Sintra.

Setembro

2-No ano em que se assinala o Centenário da Morte de António Augusto Carvalho Monteiro, figura singular no panorama cultural português, a Fundação Cultursintra FP, em parceria com a Alagamares Associação Cultural, promovem um ciclo de conferências na Quinta da Regaleira, sendo a primeira a do prof. José Manuel Anes, que falou sobre A Regaleira e a Maçonária Templária

5-O MASMO – Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas recebe a adaptação pelo Teatro TapaFuros da peça “Lisístrata”, de Aristófanes, no Espaço Ágora, até 27 de setembro.

Encenação: Luis Lobão; Música Original: Pedro Hilário; Interpretação: Ana Baptista, Ana Valente, Anna Leppänen, Rui Mário, Samuel Saraiva, Sandra Pereira e Zé Redondo; Figurinos: Teatro TapaFuros e MASMO -Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas; Grafismo: Júlio Almas; Cenários e Adereços: Júlio Almas; Fotografia: Sérgio Santos; Produção Executiva: Joana Rodrigues; Produção: Teatro TapaFuros

15-Assinado o lançamento do concurso público internacional, num valor superior a 40 milhões de euros, para a construção do novo Hospital de Sintra.

16- Assinado protocolo para instalação em Sintra do pólo universitário da Escola Superior de Tecnologias Digitais Aplicadas de Sintra.

16-Conferência da Alagamares em parceria com a Cultursintra sobre Mitologia Clássica na Quinta da Regaleira, pela professora Filomena Barata, apresentada por João Rodil

17-A obra inédita “Noturno”, de António Canteiro, vence o Prémio Ferreira de Castro de Ficção Narrativa de 2020, promovido pela Câmara Municipal de Sintra.

17-Decorre o #Muscarium 6

MUSCARIUM#6, a 6.ª Edição do Festival de Artes Performativas, realiza-se em Sintra de 17 a 27 setembro.

Nesta sexta edição, a atuação que inaugura o festival fica a cabo da Quorum Ballet, uma das mais importantes companhias de dança nacionais. A edição do ano de 2020 aposta numa programação nacional de onde se destaca o concerto de Surma no Palácio Nacional de Queluz e a presença das companhias de teatro: Trincheira Teatro, Visões Úteis, Teatro do Silêncio, Companhia Mascarenhas Martins, Musgo – Produção Cultural e o Teatromosca em coprodução com o Centro Dramático Rural.

MUSCARIUM é um festival de artes performativas com a duração de duas semanas, que inclui propostas artísticas distintas, apresentadas em lugares dispersos do concelho de Sintra, como o AMAS – Auditório Municipal António Silva, Casa de Teatro de Sintra, Casa da Cultura Lívio de Morais, Casa da Juventude da Tapada das Mercês, Teatroesfera e Palácio Nacional de Queluz.

RECOLHA DE FERNANDO MORAIS GOMES

EM ATUALIZAÇÃO PERMANENTE

LIGAÇÕES PARA OUTROS PERÍODOS CRONOLÓGICOS

1880-1910

1911-1926

1927-1945

1946-1960

1961-1974

1975-1989

1990-2001

2002-2013

2014-2019

Share Button

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top