Sintra na atualidade- 2020

Janeiro

11- Primeiro espetáculo do ano letivo 2019/2020 das academias Ai!aDança reúne cerca de mil bailarinos entre alunos e convidados. 

11-A Casa da Cultura Lívio de Morais inaugura a exposição de Fotografia “Olhar Sintra”, de André Marques e António Cassapo, patente até 16 de fevereiro.

11-Realiza-se a corrida “Rio de Mouro Cross Run – 6º Grande Prémio Carlos Correia”, segunda prova da temporada de 2019/2020 do Troféu “Sintra a Correr”, no Parque Urbano Rinchoa – Fitares.

11-Reabertura da cadeia comarcã de Sintra, após as obras que restabeleceram as condições de segurança para a utilização pelo grupo 93 dos escoteiros em Sintra.

17-O MASMO – Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas abre a exposição «Da pré-atualidade à Idade Média: as tradições ancestrais e os seus derradeiros séculos», Inaugurando-se assim mais uma nova secção expositiva do Museu, designada como “Claustro do Tempo”.

21- Inauguração no M.U.S.A da exposição “Património da Humanidade do Japão”, de Kazuyoshi Miyoshi.

21-O Centro Cultural Olga Cadaval é o local escolhido para a realização do “IX Encontro Fora da Caixa”, sob o tema “Território e Urbanismo”

A iniciativa da Caixa Geral de Depósitos contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, como orador no painel sobre “Urbanismo e Ambiente”, juntamente com o vereador do Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia da Câmara Municipal de Sintra, José Sá Fernandes, e da moderadora Rita Neves (SIC Notícias).

22-Um importante acervo documental pertencente a Ferreira de Castro é doado pela filha do escritor, Elsa Ferreira de Castro, ao município de Sintra, passando a ocupar lugar no espólio do Museu Ferreira de Castro.

De entre o conjunto agora doado encontram-se os manuscritos de “A Selva” e de “A Lã e a Neve” – dois dos mais emblemáticos romances portugueses do século XX – textos manuscritos e dactilografados, um estudo original de Cândido Portinari para a edição ilustrada de “A Selva”, cerca de três centenas de cartas, entre duplicados do próprio Ferreira de Castro, correspondência com editores estrangeiros, e também cartas inéditas de Aquilino Ribeiro, Jorge Amado, Ramon Gómez de la Serna, Stefan Zweig, entre outros.

25-O Centro Cultural Olga Cadaval recebe o concerto de Dulce Pontes – 30 Anos de Música

25- O Teatrosfera apresenta Noites Brancas

26-Decorre a edição de 2020 da Corrida “Fim da Europa”. Foram vencedores da prova, que contou com cerca de 2800 atletas inscritos, Leonardo Coelho (Clube de Atletismo de Sintra) e Rute Martins (VILT Runners).

28- É publicada no Diário da República a classificação dos plátanos de Colares como arvoredo de interesse público, proposta pela Alagamares e ativistas de Sintra

Fevereiro

7-O Centro Cultural Olga Cadaval recebe a conferência “Connecting Stone Knowledge” que integra o programa de lançamento para o projeto StoneCITI – Centro de Inteligência, Tecnologia e Inovação da Pedra Natural, nas antigas instalações da Pardal Monteiro

11- The Gift atuam no CCOC

11-Manuel Costa Oliveira provedor da Santa Casa da Misericórdia de Sintra

15-Apresentação na Biblioteca Municipal de Sintra do livro de Ofélia Cabaço, “Groselhas em Flor”, recolha de poemas escritos pela autora num período difícil da sua vida, após a partida do seu companheiro.

16-A ABIT – Associação de Bicicletas da Terrugem realiza o “IV Terrugem Trail”, A iniciativa integra um trail curto (10 Km), um trail longo (25 Km) e uma caminhada.

20- Publicada no Diário da República a resolução 7B/2020 que aprova a entrada em vigor do PDM de Sintra

https://dre.pt/home/-/dre/129479947/details/maximized

21-A Alagamares promove na Casa de Teatro de Sintra uma tertúlia em torno da obra de Teolinda Gersão

22-A Casa da Cultura Lívio de Morais, em Mira Sintra inaugura a exposição de Lívio de Morais “Pensadores / Construtores da História”. A inauguração conta ainda com o Recital de Violoncelo do solista Ricardo Ferreira, do Sintra Estúdio de Ópera.

26- Basílio Horta recebe em Paris o Cities A List dos CDP Europe Awards, por boas práticas ambientais

27-Espontâneo – 9ª edição do Festival Internacional de Teatro de Improviso

27-A Biblioteca Municipal de Sintra recebe a sessão de lançamento do livro “Não Pises as Formigas” de Edgardo Xavier

Março

3-O Museu S. João de Deus da Casa de Saúde do Telhal dá a conhecer ao público, até dia 30 de abril, a exposição “Das Trincheiras ao Hospital, Portugal, Saúde e Grande Guerra”, mostra dedicada à temática da 1ª Guerra Mundial e suas consequências na saúde.

3- A Câmara Municipal de Sintra aciona o plano de contingência para a infeção do COVID-19, que tem como missão acompanhar a evolução da propagação do Coronavírus (COVID-19), antecipar e implementar as medidas e ações adequadas de prevenção, intervenção e recuperação a fim de assegurar a continuidade das atividades essenciais e prioritárias da Câmara Municipal e do município de Sintra, apoiar as populações e restabelecer, caso se justifique, a normalidade.O plano abrange 4650 trabalhadores que asseguram serviços essenciais ao segundo maior município de Portugal (cerca de 400 mil habitantes).

Entre as medidas implementadas de imediato destaque para:

1 – Disponibilização de máscaras respiratórias aos trabalhadores da Loja e Espaços do Cidadão.

2 – Articulação permanente com os serviços de saúde.

3 – Criação de locais de isolamento nas 11 freguesias do concelho de Sintra.

4 – Todos os serviços municipais passam a ter disponível, em caso de necessidade, um kit de proteção para os trabalhadores.

11-Sintra suspende o atendimento dos serviços municipais devido à pandemia Covid 19

13- Monumentos de Sintra encerrados devido ao Covid 19

20- Morte de Sérgio José Freitas, antigo jogador, treinador e dirigente do Sintrense

Maio

16- Os vereadores Carlos Parreiras e Paula Simões abandonam a coligação encabeçada por Marco Almeida

19- Encontrado perto de Sesimbra o corpo do rapper de S. Marcos Motta Jr.

26- Márcia Chiolas renuncia ao lugar de vereadora

Junho

6- Segunda edição do Festival Imaginário, iniciativa da byfurcação e Cultursintra, apenas on line

15-Ricardo Tomás Alves lança a sua obra “O Desempregado”

15- Tem início a adaptação do edifício da antiga fábrica MELKA, no Cacém, para instalação neste lugar da Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra – EPRPS, representando para a autarquia um investimento de 306 mil euros.

30-A Câmara Municipal de Sintra aprova em reunião de executivo, a abertura do concurso público para a primeira fase da Empreitada de Estabilização e Consolidação do Vale da Raposa, no valor base de 493 mil e 500 euros, que dará lugar ao Jardim Romântico de Sintra.

Julho

1-Devido às diferentes evoluções da pandemia de Covid-19, em diferentes regiões, o País está dividido em três estados, alerta, contingência e calamidade

Dezanove freguesias dos concelhos de Lisboa, Sintra, Amadora, Odivelas e Loures, com maior incidência de novos casos de covid-19, permanecem numa situação de calamidade, com regras mais restritivas, a saber Algueirão-Mem Martins, Queluz Belas, Rio de Mouro, Agualva e Mira Sintra, Cacém e S. Marcos e Massamá.

8- O selo Clean & Safe é atribuído aos museus e bibliotecas de Sintra

13- Morre José Valério Vicente, primeiro Presidente da Assembleia Municipal de Sintra depois do 25 de Abril, aos 99 anos.

17-Devido à indefinição resultante do novo coronavírus, não é possível reunir nomes para a constituição de uma Comissão de Gestão, para presidir ao Progresso Clube, que em Assembleia Geral, decide fechar portas, encerrando todas as suas atividades.

20-Incêndio na Carregueira, Belas, mobiliza 200 homens e 6 meios aéreos

22-O jovem piloto natural da Praia das Maçãs, Dinis Borges, do Moto Clube de Sintra, vence a terceira prova do Campeonato Nacional de Velocidade em motociclismo, na classe Supersport 300.

Aos comandos de uma moto Kawasaki Ninja 400, Dinis Borges, para além de conquistar o lugar mais alto do pódio, obteve um novo record de pista ao realizar a sua melhor volta em 1.53,271 minutos.

22- Terminam os trabalhos de execução da rede ciclável da cidade de Queluz.

23-A Câmara Municipal de Sintra aprova, em reunião de executivo, o desenvolvimento de um projeto para a criação de uma Área Marinha Protegida em Sintra.

O projeto de cariz ambiental pretende preservar o meio marinho e preservar os recursos naturais do concelho, indo ao encontro da Estratégia da União Europeia para a Biodiversidade traçada até 2030.

30-Sintra é um dos cinco municípios portugueses a ter lugar de destaque num documento divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU) sobre implementação de medidas consideradas inovadoras e recomendadas no combate à COVID-19 em áreas urbanas.

O município de Sintra, a par de Lisboa, Porto, Braga e Vila Nova de Famalicão, integra o capítulo de “Políticas e soluções inovadoras para proteção equitativa e recuperação da COVID-19 em configurações urbanas” pelas medidas de apoio ao pagamento de rendas que permitiram o apoio direto a mais de 1600 famílias.

30-O Conselho de Ministros aprova a transição para o estado de contingência das 19 freguesias dos cinco concelhos da Área Metropolitana de Lisboa que se encontravam em estado de calamidade, em que se incluíam 6 freguesias de Sintra.

Agosto

1-Alcino Alves( foto) presidente da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários (AHBV) de Colares, António Louro comandante da corporação.

1-O MU.SA – Museu das Artes de Sintra dá lugar à exposição de vídeo “dOpamyna3.0 “ de Pushkhy (estará patente ao publico de 1 de agosto a 6 de setembro, no Espaço LAB ARTE).

1-Viagem à Volta do Meu Atelier”, de Manuel Vilarinho, chega ao MU.SA – Museu das Artes de Sintra (estará patente até dia 6 de setembro).

2-Vasco Ribeiro e Teresa Bonvalot vencem o Sintra Pro, terceira etapa da Liga portuguesa de surf, disputada na Praia Grande desde 31 de Julho. Após dois anos de interregno, a etapa Allianz Sintra Pro volta a Sintra com a 6.ª edição do subtroféu Allianz Triple Crown, composto por três etapas disputadas na Figueira da Foz, Ericeira e Sintra.

5-Exposição “Entre o Signo da Cruz e o Signo do Crescente” no MASMO

5-Concluído o circuito ciclável e pedonal na Freguesia de Rio de Mouro e ligação ao Cacém

6- A Portaria nº 505/2020, publicada no DR II Série nº 152/2020 classifica como bem cultural de interesse público a Coleção Camiliana de Sintra, que integra a Biblioteca Municipal de Sintra

Formada a partir da coleção particular de Rodrigo Simões do Carmo Costa (1873-1947), sintrense que colecionou exaustivamente obras da autoria de Camilo Castelo Branco e que em 1939 doou a sua coleção ao Município de Sintra.

Do seu fundo arquivístico destacam-se os manuscritos autografados e várias obras de Camilo Castelo Branco: poesias, correspondência de Camilo, de Ana Augusta Plácido e de outros autores sobre a vida e obra do escritor, existindo ainda vários artigos de crítica literária camiliana.

O fundo bibliográfico é constituído pela bibliografia ativa e passiva de Camilo Castelo Branco, engloba todos os originais do escritor, traduções que permitiram a divulgação pela Europa da sua obra, publicações de crítica literária camiliana e periódicos.

Já o fundo iconográfico revela o gosto e a admiração de diversos artistas por Camilo Castelo Branco, abrangendo uma variável panóplia de técnicas e de suportes.

9-Depois de meses de intervalo, por causa da pandemia do Covid 19, regressa a tradicional Feira de S. Pedro.

14-Quarenta e três utentes e 12 funcionários do lar da Associação de Solidariedade e Apoio Social do Pessoal da TAP, na Várzea de Sintra, testam positivo à covid-19

19-Os condutores de Tuk-Tuk protestam , contra as constantes restrições de circulação impostas pela autarquia no acesso à serra de Sintra, devido ao elevado risco de incêndio.

24-O comércio de Sintra é autorizado a retomar os horários pré-pandemia

25-Assinado o auto de consignação referente à Empreitada de Recuperação dos Edifícios na Quinta da Ribafria, no valor de 725 mil euros, corresponde à 1.ª fase do projeto de reabilitação da quinta, no total de três períodos. As etapas seguintes a serem alvo de recuperação são os espaços interiores e os jardins.

As intervenções nesta primeira fase vão incidir em três vertentes: Fachadas: Remoção total e aplicação de novo reboco com pintura; Janelas e Portas: Reabilitação, eventual substituição, tratamento de prevenção e isolamento; Coberturas: Desmonte e remoção total do existente, com limpeza e isolamento de caleiras; Assentamento de nova cobertura com telha nova.

Foi também addinado o auto referente à Empreitada de Reabilitação das Cocheiras da Quinta da Regaleira, um investimento de 230 mil euros, corresponde ao primeiro edifício da Quinta a ser intervencionado de modo mais profundo, seguindo-se para o ano de 2021 a limpeza e recuperação exterior do Palácio da Regaleira.

As intervenções a serem realizadas nas Cocheiras da Quinta da Regaleira incidem em três áreas:Cobertura: Limpeza, substituição de telhas danificadas e isolamento; Fachadas: Limpeza e restauro de cantarias e outros elementos arquitetónicos; Limpeza, reparação e pintura exterior de paredes em alvenaria; Interiores: Remodelação dos pisos 1, 2, 3 e sótão e adaptação para serviços.

29-Atribuição do nome de Maria Almira Medina no dia do seu centenário ao jardim que liga a Volta do Duche ao Museu Anjos Teixeira

29- Realiza-se o 1.º Concurso Internacional de Dressage de Sintra na Quinta da Beloura, evento organizado pela Beloura – Horse Center e que conta com o apoio da Câmara de Sintra.

Setembro

2-No ano em que se assinala o Centenário da Morte de António Augusto Carvalho Monteiro, figura singular no panorama cultural português, a Fundação Cultursintra FP, em parceria com a Alagamares Associação Cultural, promovem um ciclo de conferências na Quinta da Regaleira, sendo a primeira a do prof. José Manuel Anes, que falou sobre A Regaleira e a Maçonária Templária

5-O MASMO – Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas recebe a adaptação pelo Teatro TapaFuros da peça “Lisístrata”, de Aristófanes, no Espaço Ágora, até 27 de setembro.

Encenação: Luis Lobão; Música Original: Pedro Hilário; Interpretação: Ana Baptista, Ana Valente, Anna Leppänen, Rui Mário, Samuel Saraiva, Sandra Pereira e Zé Redondo; Figurinos: Teatro TapaFuros e MASMO -Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas; Grafismo: Júlio Almas; Cenários e Adereços: Júlio Almas; Fotografia: Sérgio Santos; Produção Executiva: Joana Rodrigues; Produção: Teatro TapaFuros

15-Assinado o lançamento do concurso público internacional, num valor superior a 40 milhões de euros, para a construção do novo Hospital de Sintra.

16- Assinado protocolo para instalação em Sintra do pólo universitário da Escola Superior de Tecnologias Digitais Aplicadas de Sintra.

16-Conferência da Alagamares em parceria com a Cultursintra sobre Mitologia Clássica na Quinta da Regaleira, pela professora Filomena Barata, apresentada por João Rodil

17-A obra inédita “Noturno”, de António Canteiro, vence o Prémio Ferreira de Castro de Ficção Narrativa de 2020, promovido pela Câmara Municipal de Sintra.

17-Decorre o #Muscarium 6

MUSCARIUM#6, a 6.ª Edição do Festival de Artes Performativas, realiza-se em Sintra de 17 a 27 setembro.

Nesta sexta edição, a atuação que inaugura o festival fica a cabo da Quorum Ballet, uma das mais importantes companhias de dança nacionais. A edição do ano de 2020 aposta numa programação nacional de onde se destaca o concerto de Surma no Palácio Nacional de Queluz e a presença das companhias de teatro: Trincheira Teatro, Visões Úteis, Teatro do Silêncio, Companhia Mascarenhas Martins, Musgo – Produção Cultural e o Teatromosca em coprodução com o Centro Dramático Rural.

MUSCARIUM é um festival de artes performativas com a duração de duas semanas, que inclui propostas artísticas distintas, apresentadas em lugares dispersos do concelho de Sintra, como o AMAS – Auditório Municipal António Silva, Casa de Teatro de Sintra, Casa da Cultura Lívio de Morais, Casa da Juventude da Tapada das Mercês, Teatroesfera e Palácio Nacional de Queluz.

18-“Jaguar” de António Carlos Cortez, vence o Prémio Ruy Belo

20-Dinis Borges, vence a quinta prova do Campeonato Nacional de Velocidade em motociclismo, na classe Supersport 300, no Circuito do Estoril, aos comandos de uma moto Kawasaki Ninja 400. Com esta vitória Dinis Borges consolida a sua classificação como o melhor Rookie no seu ano de estreia no Campeonato Nacional de Motociclismo

25-Apresentação online das obras distinguidas no ano de 2019, com o Prémio Literário Ferreira de Castro e Prémio de Poesia Oliva Guerra. A apresentação da obra “Livrai-me do Mal”, de João Morgado, distinguida com o Prémio Ferreira de Castro de Ficção Narrativa 2019 a cargo de Luís Osório. Por sua vez, a obra poética vencedora da X Edição Prémio Oliva Guerra de Poesia 2019, “A Olho Nu”, de Sofia Moraes, com a apresentação de Ricardo António Alves.

27-A equipa feminina do Clube de Basquetebol do Queluz (CBQ), vence o Esgueira por (52-48) e conquista o direito de participação na edição deste ano da Liga Skoiy.

Outubro

1-Os clientes dos SMAS de Sintra passam a poder aceder através de um novo site a um renovado Balcão Digital que facilita o acesso a serviços online e permite a submissão de pedidos de celebração de contratos de água, saneamento, resíduos e outros conteúdos.

3- Um grupo de ativistas protesta na Vila contra a intenção da Câmara de abater uma tília cordata na Praça da República

3-Os Artistas Unidos apresentam no Cacém, no auditório Municipal António Silva, o espetáculo, “Uma Solidão Demasiado Ruidosa”, a partir do romance homónimo de Bohumil Hrabal.

3- A Adega Viúva Gomes em Almoçageme é palco para o lançamento do livro “Rumo aos 250” da autoria de António Mateus Cruz. O livro “Rumo aos 250” narra o percurso que levou sem interrupção até aos 250 anos da Festa de Nossa Senhora da Graça.

5- Primeiro concerto da Orquestra Municipal de Sintra D. Fernando II, sendo maestro Cesário Costa.

7- A União das Freguesias do Cacém e São Marcos é distinguida com o selo “Comunidades Pró-Envelhecimento 2020/2021” atribuído pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP).

10-Inaugurada na Casa da Cultura Lívio de Morais a exposição coletiva “Reencontro”, patente até 31 de dezembro.

11-Apresentada na Casa de Teatro de Sintra a obra “Próximo” de Susana C. Gaspar e Inês Vieira, dedicada ao estudo dos territórios que integram Sintra e sua ligação com o teatro

23- A Câmara Municipal anuncia a aprovação do programa “Vacinação SNS Local”, que tem por objetivo proteger as pessoas de grupos de risco e/ou com idade superior a 65 anos, através da promoção da vacinação contra a gripe sazonal em farmácias comunitárias. Do total das 66 farmácias do concelho de Sintra, aderiram ao programa 58 farmácias, “garantindo praticamente toda a cobertura do concelho”.

27-Falece a fundadora do Restaurante Adegas das Azenhas, Maria de Lourdes Domingos Dias

29-O original “Confiando (Confinado)” de Rui Pedro Soares de Almeida e Sousa vence o Prémio Nacional das Artes de Espetáculo Maria João Fontainhas 2020, promovido pela Câmara Municipal de Sintra em parceria com o Chão de Oliva – Centro de Difusão Cultural em Sintra.

30- The Black Mamba atuam no Centro Cultural Olga Cadaval, assinalando o seu 10º aniversário

31-O MU.SA – Museu das Artes de Sintra recebe um momento musical complementado pela leitura de textos de Camilo Castelo Branco e que assinala a exposição “Camiliana de Sintra: Um bem de interesse público”.

31-O MU.SA – Museu das Artes de Sintra recebe a exposição “Correio Noturno de primeira desordem” de Hugo Gomes e João Marques, até 6 de dezembro no Espaço Lab Arte do MU.SA, projeto fundado em 2017 por Hugo Gomes e João Marques, que mostra a intersecção entre a Arte, a Poesia e o Crime.

31-DIÁLOGOS (im)PROVÁVEIS é o nome da mostra em exibição no MU.SA – Museu das Artes de Sintra, de 31 de outubro a 6 de dezembro. A exposição DIÁLOGOS (im)PROVÁVEIS integra diversas obras da Coleção Municipal de Arte da Câmara de Sintra

Novembro

2- Fernando Pereira é substituído por Antónia Raminhos na presidência da União das Freguesias de Sintra

4-Rafael Fernando Oliveira, Catalina Sandulescu e Jonathan Rosildo Silva Vieira  são os autores das obras vencedoras do XVI Prémio de Pintura e Escultura de Sintra D. Fernando II, promovido pela Câmara Municipal de Sintra.

4-Elisa Azevedo é a vencedora da 6.º edição dos Prémio de Fotografia de Sintra 2020, promovido pela Câmara Municipal de Sintra.

11-O MASMO – Museu Arqueológico S. Miguel de Odrinhas recebe a apresentação do livro “A MORFOLOGIA URBANA”, o terceiro volume da coleção “Lisboa Romana | Felicitas Iulia Olisipo. No concelho de Sintra estão identificados 20 monumentos e sítios arqueológicos que constam da Lisboa Romana | Felicitas Iulia Olisipo.

12- Gala de Ópera no Palácio de Queluz. Integram o elenco deste espetáculo alguns dos melhores artistas nacionais, como: Patrycja Gabrel; Patrícia Quinta; Marco Alves dos Santos e Luís Rodrigues, acompanhados ao piano por Francisco Sassetti, que irão fazer desta uma noite singular onde a emoção e intensidade da Ópera se fará sentir. Espetáculo a cargo do Sintra Estúdio de Ópera.

13- Até 22 de novembro, edição de 2020 do LEFFEST

RECOLHA DE FERNANDO MORAIS GOMES

EM ATUALIZAÇÃO PERMANENTE

LIGAÇÕES PARA OUTROS PERÍODOS CRONOLÓGICOS

1880-1910

1911-1926

1927-1945

1946-1960

1961-1974

1975-1989

1990-2001

2002-2013

2014-2019

Share Button

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top