Sintra-Salvar o Património ao Abandono

Foto Taylor Moore

Na sequência da proposta da eurodeputada Maria Manuel Leitão Marques, que vem ao encontro de preocupações antigas dos defensores do património, vamos identificar o património abandonado no concelho de Sintra. Tire uma foto, indique a localização e envie para alagamaressintra@gmail.com .Vamos mapear, para denunciar, no site da Alagamares-Associação Cultural e potenciar a reabilitação junto de quem de direito. Património ao abandono são cicatrizes na paisagem que a todos responsabilizam, autarcas, proprietários e cidadãos. Na Alagamares, cabe a denúncia e a chamada de atenção, mas também a busca de soluções e a indicação de pistas para um futuro que respeite o passado e acabe com esta chaga no presente

Edifício abandonado na Portela de Sintra. Foto: Fernando Morais Gomes

Este terreno teve já projetos para edifícios de escritórios desde os anos 90, por qualquer razão nunca construídos. Os anos passam e as ervas vão dominando. Edifício, jardim, qualquer coisa, menos este monumento ao urbanismo enquanto arqueologia.

Sintra-Cinema e Vivenda Magalhães, Portela de Sintra. Foto de Fernando Morais Gomes

Construído nos anos 30, foi adquirido já em ruínas nos anos 80 pelo ex-presidente João Justino. Em 2018 foi apresentado para o local um projeto contemplando um hotel e área comercial, aproveitando a vivenda Magalhães, contígua, num projeto integrado, mas que tarda em avançar. No mínimo, uma consulta pública e um plano de pormenor para o local.

Covelo, S. Pedro de Penaferrim. Foto de António Rangel

António A. R. da Cunha, na posterior edição de 1905, anota: “Cubello, ou, como hoje se escreve: – Covêlo, – é o monte situado entre a Costa do Pó, e a Cruz Alta. Tem actualmente tres casas de habitação, e a quinta, que é propriedade da Congregação do Espirito Santo, da quinta do Bom Despacho. Disfruta-se d’ali um vasto panorama para o sul e nascente.”. Em 2020 os vestígios deste pequeno aglomerado e atalaia do Tejo estão submersos no matagal.

Casa na Rua Escultor Mestre Anjos Teixeira, Portela de Sintra. Foto de Sílvia Rocha

Casa abandonada, de construção recente.

R. Higino de Sousa, S. Pedro de Penaferrim. Fotos de António Rangel

Antigo café Flor da Praia, Praia das Maçãs. Foto de Fernando Morais Gomes

Edifício na AV. Heliodoro Salgado, Sintra. Foto de Fernando Morais Gomes

Adquirido, recuperado, várias valências atribuídas, mas uma cacofonia na paisagem.

Antigo Infantário Popular, Largo Afonso de Albuquerque, Sintra. Foto de Fernando Morais Gomes

Entaipado, e sem uso, senão dos gatos que ali vivem.

Estrada e ponte romana de Coutinho Afonso. Fotos de Vítor Reis

A situação de abandono é visível nas fotos: não há limpeza e desmatação e está mergulhada num estacionamento de viaturas em reparação ou abandonadas – a incúria e a falta de informação e dignidade são patentes.

Share Button

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top