VI Encontro de História de Sintra a 24 e 25 de junho

Adiado devido à pandemia, vai realizar-se finalmente na Quinta da Ribafria (estrada entre Lourel e Cabriz) a 24 e 25 de junho o VI Encontro de História de Sintra, promovido pela Alagamares com a colaboração da Cultursintra, depois de em 2007, 2014 e 2017 ter já organizado os III,IV e V Encontros.

Como habitualmente, temas diversificados e originais relacionados com a História de Sintra, quer da Sintra histórica, quer a dos aglomerados que a constituem, serão abordados, num encontro que se pretende vivo e participado.

Inscrições para alagamaressintra@gmail.com ou 924203824 até 23 de Junho.

A inscrição no Encontro será gratuita para alunos e professores de escolas do concelho e participantes com mais de 65 anos, e terá o valor de 10 euros para os demais.

Acesso: Estacionamento no local para quem for de carro. Quem for de transporte público, carreira 442 da Scotturb a partir da Portela de Sintra (exterior da estação da CP). Ver link abaixo com horário.

scotturb.com/carreira-442-inverno/

No final, será entregue um diploma de presença a cada participante.

PROGRAMA

24 DE JUNHO

PERÍODO DA MANHÃ

9h30m-Acreditação 

10h00m-Sessão de Abertura 

10h30m- História Marítima de Sintra: uma síntese de onze anos de investigação

Marco Oliveira Borges

Licenciado, Mestre e Doutor em História pela Universidade de Lisboa. É, igualmente, investigador integrado do Centro de História da Universidade de Lisboa, membro correspondente da Academia de Marinha, membro da Rede Internacional de Estudo sobre as Pequenas Cidades no Tempo (In_Scit)  e da Rede Cultural de Sintra.

PAUSA PARA CAFÉ

11h45m-Homenagem a Jorge Telles de Meneses

Miguel Real

Professor do ensino secundário, investigador do CLEPUL (Centro de Literaturas e Culturas Europeias e Lusófonas da Faculdade de Letras de Lisboa, romancista e ensaísta.

INTERRUPÇÃO PARA ALMOÇO

PERÍODO DA TARDE

14h00m-José Maria Latino Coelho e a educação popular

Carlos Manique

Doutor em Ciências da Educação (especialidade História da Educação). É Diretor do Centro de Formação de Associação de Escolas Rómulo de Carvalho, em Mafra. É investigador da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

15h00m-Dez anos de intervenções em Monserrate

Marta Frade

Iniciou a sua formação na Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra (EPRPS) em 1997, onde despertou o seu interesse pelo património executado em gesso. Considerado como arte menor revelou-se na matéria com máxima importância no seu estudo académico. Concluiu o Bacharelato em Conservação e Restauro no Instituto Politécnico de Tomar em 2003 e a Licenciatura, na mesma área em 2005. Desde 2007 que leciona na EPRPS e desde 2011 na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Em 2018 conclui o seu Doutoramento dedicado à área da Conservação e Restauro de Escultura em Gesso – Valorização, Metodologia e Ensino.

PAUSA PARA CAFÉ

16h15m-Azulejaria de Exterior em Sintra – Arte e Tipologias

Ricardo Duarte

Licenciado e Mestre em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. A comunicação que apresenta tem como base a sua dissertação defendida na referida Instituição intitulada «Azulejaria de Exterior em Sintra – História, Arte e Tipologias» (2018). Investigador independente de História local de Sintra, temáticas de História da Arte, defesa do Património e de Genealogia.

FIM DO PRIMEIRO DIA DE TRABALHOS

25 DE JUNHO

PERÍODO DA MANHÃ

10H00m-O sítio arqueológico do Alto da Vigia

Alexandre Gonçalves


Arqueólogo no Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas. Mestre em Pré-história e Arqueologia pela Faculdade de letras de Lisboa.  Diretor do projeto AVISRARA (Alto da Vigia: Santuário Imperial Romano e Ribat de Alconchel).

11h00mCarvalho Monteiro e a portugalidade da Quinta da Regaleira

João Rodil

Investigador na área de história, etnografia e literatura, com obras publicadas sobre a história da região de Sintra, autor entre outros de “Serra, luas e Literatura”,”Sintra na obra de Eça de Queirós”, “Janas – Uma Aldeia, Um Clube, Uma História”, “Os Dias do Corvo” e do programa  Portugal Culto e Oculto da RTP 2.

PAUSA PARA CAFÉ

11h45m- Casal do Almargem, domínio senhorial da antiga freguesia de Nossa Senhora de Belém em Rio de Mouro termo da Vila de Sintra

Júlio Cortez Fernandes

Mestre em Ciência Política e Governação. Historiador e Investigador de História local. Autor do blogue ” Tudo de Novo a Ocidente ” sobre temáticas Sintrenses. Antigo Vereador e Deputado Municipal em Sintra. Autor do livro “Pampilhosa da Serra – Poder local e Ruralidade no Estado Novo (1934-1974). Atual Presidente da Assembleia de freguesia de Rio de Mouro.

INTERVALO PARA ALMOÇO

PERÍODO DA TARDE

14h30m-Ainda ‘O Sultanato da Pena’… outras visões e o mais que está por vir”.

Nuno Miguel Gaspar

Licenciado em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Mestre em Arte, Património e Teoria do Restauro. Exerce, desde 2001 funções profissionais na Parques de Sintra – Monte da Lua, S.A.

15h15m-A Comunidade Cristã Nova de Sintra entre os séculos XVI e XIX

Jorge Martins

Doutorado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Autor de manuais escolares, obras de ficção e ensaio sobre história contemporânea, história local e estudos judaicos e inquisitoriais, designadamente: Portugal e os Judeus, 3 vols., 2006; Breve História dos Judeus em Portugal, 2009; A República e os Judeus, 2010; Maria Gomes, Cristã-nova, 117 anos: a mais idosa vítima da Inquisição, 2012; Manteigas, Minha Pátria: os cristãos-novos de Manteigas, 2015, A Inquisição em Ourém, 2016.

PAUSA PARA CAFÉ

16h15m-Os Kingsbury, últimos habitantes de Monserrate

Margarida de Magalhães Ramalho

Licenciada em História da Arte e investigadora do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa. Curadora de inúmeras exposições, tem cerca vinte títulos publicados, alguns dos quais sobre Sintra.

17h00m

Breve história do Festival de Sintra

Mário João Machado

  • Licenciado em Informação Turística pela ESHTE – Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, antigo chefe da Divisão de Turismo da CMS, antigo presidente da SintraQuorum, sócio gerente e diretor de produção da empresa Relatos e retratos-Áudio Visuais Lda. Paralelamente, e ao longo da sua vida, tem desempenhado as mais diversas funções em instituições de carácter social, humanitário, desportivo, cultural e científico, designadamente no Centro de Cultura e Desporto Sintrense (CCDS), Instituto de Sintra, Santa Casa da Misericórdia de Sintra, Liga dos Avós, Hockey Club de Sintra, ou Associação dos Bombeiros Voluntários de Sintra.

ENCERRAMENTO

Share Button

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top